Portal COVID-19 – Comorbidades – HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Quem será vacinado e como comprovar?

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA

Em Guarapuava, todas as pessoas que possuem hipertensão arterial e fazem uso de medicamento para controle de pressão alta serão contempladas com a vacina nesta terceira fase de vacinação.

Para fazer a comprovação de que você possui esta comorbidade é necessário levar uma receita de medicamento ou atestado médico, emitido no máximo 180 dias (6 meses) antes do dia da vacinação.

Entre os medicamentos utilizados por pessoas com hipertensão estão Hidrocloritiazida; Clortalidona; Espironolactona; Anlodipino; Captopril; Enalapril; Losartana; Omelsartana; Valsartana; Propranolol; Atenolol; Metoprolol; Carvedilol; Metildopa.

 

COMPROVAÇÃO

Os pacientes que fazem tratamento pelo SUS – Sistema Único de Saúde não precisam levar essa documentação comprobatória, pois no momento da vacinação, é possível acessar os atendimentos do paciente no SUS através do sistema.

Já as pessoas que fazem atendimento na rede particular precisam obrigatoriamente apresentar uma declaração emitida pelo site do CRM. Para isto, basta solicitar essa documentação para o seu médico.

As cópias dos documentos de todos os pacientes vacinados serão arquivados com a finalidade de transparência com o Ministério Público, caso haja a necessidade de algum tipo de verificação.

 

Dúvidas sobre a vacinação podem ser tiradas pelo whatsapp (42) 9-8425-8171.