Notícias

Teste da Covid-19: Como e quando fazer?

25/11/2020

Com a propagação da Covid-19 na cidade, os guarapuavanos devem ficar atentos ao aparecimento dos sintomas da doença para saber quando procurar ajuda e qual teste fazer. A depender da data do surgimento do primeiro sintoma, será determinado qual teste é o mais indicado.

 

O contato por si só com pessoas com o vírus não requer teste. Por exemplo, mesmo dentro do núcleo familiar com alguém infectado, se não há manifestação dos sintomas pelos demais, não é necessário fazer o teste, apenas manter o isolamento para não correr o risco de infectar outras pessoas. Os testes são realizados a partir da manifestação de sintomas, por isso, a pessoa deve observar quando eles iniciaram. Após a avaliação , os profissionais agendam o teste para a comprovação da doença, declarou a chefe do Departamento de Epidemiologia, Chayane Andrade.

 

Secom: Profissional realiza coleta para teste do Covid do tipo PCR.

 

TESTES

Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde utiliza dois tipos de teste do Coronavírus: o RT-PCR e o teste rápido. O primeiro, conta com a biologia molecular para identificar o vírus, o exame é feito com a análise da secreção obtida nas cavidades da naso-faringe (ou parte nasal da faringe ), assim, a amostra é retirada por meio de um cotonete introduzido no nariz. Este tipo de teste é ideal para pessoas que apresentam de três a sete dias de sintomas. Após a coleta, a amostra é enviada para o Lacen (Laboratório Central do Estado) e o resultado demora entre quatro e dez dias.

 

Já no teste rápido, a coleta é realizada após o oitavo dia de sintomas. O vírus é detectado por meio de uma amostra de sangue e o resultado sai em 15 minutos. Os dois métodos podem apresentar resultados diferentes (falso-negativo) se a data dos primeiros sintomas não estiver sido informada corretamente.

 

Secom: Equipes das Ubs monitoram casos suspeitos e auxiliam na triagem de quadros mais graves.

 

ATENDIMENTO

Em Guarapuava, a coleta de testes é feita nas segundas, quartas e sextas-feiras (do tipo PCR) e terças e quintas-feiras, do teste rápido da Covid, justamente para respeitar esse período da janela imunológica exigido para a precisão dos testes. Os pacientes com sintomas devem permanecer em isolamento enquanto aguardam o resultado do exame.  Por isso, fique atento ao apresentar sintomas como febre, coriza, tosse, dores de cabeça e dor de garganta, é necessário anotar ou memorizar a data para, assim, pedir ajuda.

 

Neste momento, as UBS (Unidades Básicas de Saúde) estão capacitadas para atender os casos suspeitos da Covid-19. As equipes realizam uma avaliação clínica e monitoram os pacientes pelos próximos dias por meio de contato telefônico. Se o paciente apresentar um quadro mais grave, ele é direcionado para o serviço do call center. Os profissionais avaliam a situação e agendam o teste, caso necessário. A equipe multidisciplinar atende diariamente das 8h às 23h, incluindo sábados, domingos e feriados.

 

Não fique na dúvida, cuide da sua saúde e dos seus familiares.

 

Saiba mais sobre a realização dos testes da Covid-19 clicando aqui.