Notícias

XV EPEA fortalece o tema educação ambiental

24/08/2015

Durante três dias, Guarapuava foi, pela terceira vez, a cidade sede do EPEA (Encontro Paranaense de Educação Ambiental). Mais de 2 mil pessoas participaram da 15ª edição do evento, que incluía colóquios, simpósios, palestras, mesas redondas, oficinas, exposição fotográfica e apresentações de trabalhos de forma oral e em painel.  Educadores, estudantes, técnicos, lideranças comunitárias e ouvintes do Paraná e de outros estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso e Ceará, além de estudiosos e pesquisadores de Portugal e México também estiveram presentes.

Promovido pela Secretaria de Meio Ambiente e a Unicentro, o objetivo do evento foi fortalecer as discussões sobre a educação ambiental nos dias atuais. “A história do EPEA em Guarapuava começou há dois anos e desde então os encontros foram um sucesso. Essa grande parceria entre a administração municipal e a universidade é fundamental, pois são duas forças que se unem para auxiliar no enriquecendo do conhecimento de muitas pessoas quanto a importância de se cuidar do meio ambiente”, ressalta o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo. Ao todo o evento teve 763 pessoas inscritas, além de visitantes. Na área de pesquisa, 220 trabalhos foram submetidos, sendo 111 apresentados de forma oral e 101, em painel.

Na abertura o evento, 2.200 pessoas acompanharam a palestra do ecologista, teólogo e escritor Leonardo Boff. O conferencista abordou assuntos sobre meio ambiente, ecologia e problemas globais, além de elogiar as iniciativas do encontro. A grande novidade deste ano foi o Espaço Paulo Freire, que deu voz aos movimentos sociais, onde a comunidade em geral pode participar ativamente expondo suas ideias. “O EPEA proporcionou a todos os participantes uma troca de conhecimentos técnicos, críticos e políticos muito importante. Refletir, dialogar e expor sobre um assunto tão relevante como o meio ambiente, acrescenta na vida de cada ser humano”, diz a Coordenadora Geral do EPEA, Adriana Massaê Kataoka. Simultaneamente ao EPEA aconteceu o II Colóquio Internacional de Educação Ambiental, a III Semana de Meio Ambiente, o II Simpósio de Pesquisadores Faxinais e o VI Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental.

O secretário Celso Araújo comemora o sucesso do evento. “A edição de 2015 foi a maior já realizada no Paraná, seja em número de inscritos ou em trabalhos apresentados. Isso nos deixa muito orgulhosos, pois estamos no caminho certo. Vamos continuar desenvolvendo um bom trabalho para que nossa cidade possa ser sede de muitas outras edições”, acrescenta. Os alimentos arrecadados durante o evento serão entregues à Comunidade Bethânia e Cáritas Socialis. A Secretaria de Assistência Social também receberá uma quantidade, onde fará a distribuição para outras entidades sem fins lucrativos de Guarapuava. Já as rações para cães serão destinadas a duas instituições de proteção animal, sendo elas Spag e Patas e Patas.