Xadrez ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e tomada de decisões

22/11/2021

Na Escolinha de Xadrez, os alunos aprendem a pensar antes de fazer cada movimento e elaborar estratégias para chegar ao xeque-mate (vitória) . O esporte também considerado uma ciência ou arte, tem ajudado os alunos que frequentam a Casa da Cultura a analisar as possibilidades antes de qualquer decisão, a exemplo do que ocorre na vida diante dos desafios.

“Nesse esporte são trabalhadas várias áreas ao mesmo tempo, como a lógica matemática, a concentração, paciência, a tomada de decisão e outras ainda. Dessa forma existem muitas considerações que são aplicadas em uma partida e que, através do treinamento, é possível aprimorar e aplicar os ensinamentos durante o dia a dia”, explica o professor da escolinha Sandro Popovicz.

As aulas são ofertadas pela Secretaria de Esportes e Recreação, com apoio da Secretaria de Educação e Cultura, e tiveram início há cerca de quatros meses na Casa Cultura. Alguns alunos já participam de competições. João Pedro Weber é um deles. No último dia 13 foi campeão da Etapa Rio Negro (Torneio Regional) do Circuito Sesc de Xadrez Online 2021, na categoria Sub-14.

Atualmente, 28 atletas participam dos treinos, com faixa etária entre 5 e 60 anos de idade. Lucas Rafael Coradassi, de 8 anos, é outro enxadrista que busca melhorar a cada dia. “Eu gosto muito de jogar xadrez porque é legal e ajuda na escola também”, afirma.

Além das aulas oferecidas pelo professor Sandro, há também as aulas do professor Rafael no CIE Antônio Carlos de Paula, nas terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 11h e segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 17h.  Já a Escolinha de Xadrez na Casa da Cultura é nas quartas-feiras, das 13h às 15h, e nas quintas e sextas-feiras, das 9h às 11h e 13h às 15h. Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever nas aulas na Secretaria de Esportes e Recreação.

FESTIVAL DE XADREZ

No dia 27 de novembro será realizado um festival de xadrez voltado para a comunidade com número limitado de participantes. “Será a primeira competição onde eles poderão mostrar o que aprenderam durante os treinos”, comenta Sandro.