Notícias

Wintershow confirma Agrária como referência, afirma Cesar Filho

14/10/2014

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, prestigiou a abertura do WinterShow nesta terça-feira (14), na Colônia Vitória, Distrito de Entre Rios. Promovido pela Cooperativa Agrária, o evento tem extensa programação para a difusão de tecnologias agrícolas voltadas às culturas de inverno. “O WinterShow confirma a Agrária como referência para o Paraná e para o Brasil na produção de grãos. Com esse evento, a cooperativa estimula o aumento e a melhoria da qualidade da produção na medida em que compartilha o resultado de suas pesquisas”, afirma Cesar Filho.

O WinterShow, que chega a 11ª edição, segue até quinta-feira (16), na área da Fapa (Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária). Além de participarem de palestras, produtores rurais, técnicos, estudantes e representantes de cooperativas podem visitar dezenas de estandes para a divulgação de produtos e máquinas. A Prefeitura de Guarapuava também montou um espaço para apresentar projetos desenvolvidos pela atual administração. “O Wintershow passou a ser o evento institucional mais importante do ano, porque apresenta justamente o diferencial que a Agrária oferece com relação às outras cooperativas e empresas do mercado, estando presente em toda a cadeia produtiva dos cereais de inverno”, declara o presidente da cooperativa, Jorge Karl, ressaltando que o desenvolvimento tecnológico alcançado pela cooperativa é resultado também das parcerias e acordos com outras instituições de pesquisa, universidades, empresas privadas e públicas.

O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, esteve na abertura do WinterShow, onde aconteceu o lançamento de uma publicação com os resultados da campanha Plante seu Futuro, elaborada pela Embrapa Soja e Emater-PR para demonstrar que a aplicação de agrotóxicos sobre as lavouras de grãos pode ser reduzida à metade da utilizada atualmente. “Esse é o nosso compromisso com o meio ambiente. Estamos incentivando o agricultor a utilizar boas práticas na agricultura e obtivemos excelentes resultados”, informa o secretário. “Parcerias são fundamentais em todos os setores. O Governo do Estado tem feito sua parte e a administração municipal também. Como exemplo, podemos citar a formação de produtores familiares para que sejam agentes populares de meio ambiente”, exemplifica o prefeito.