
Webinar das Cidades Digitais reúne gestores da região centro-oeste para tratar de tecnologia e internet 5G
21/09/2021
Aconteceu na manhã desta terça-feira (21), o Webinar das Cidades Digitais da região de Guarapuava. O evento reuniu prefeitos, gestores e servidores públicos de todo o Centro-Oeste paranaense com o objetivo de preparar as prefeituras para a chegada da internet 5G que, segundo o Ministério da Comunicação, deve ficar disponível em todo território nacional até 2022.
Para iniciar a 66ª edição do evento, José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital, destacou que a necessidade do uso da tecnologia aumentou durante a pandemia, especialmente na incorporação de recursos aos serviços públicos. O secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, apresentaram os projetos tecnológicos implementados no Município e comentaram de que forma os investimentos têm refletido na qualidade de vida local.
Segundo Paulo Dirceu, Guarapuava foi eleita a 20ª cidade do Brasil em termos de urbanismo devido, principalmente, aos projetos de inteligência já desenvolvidos. “Nós estamos aplicando novas tecnologias para facilitar o trato com o cidadão, que é o nosso consumidor final. Isso é o que queremos para nossa “jovem senhora” (cidade), que hoje aposta na tecnologia para alcançar os resultados que tem recebido nos últimos anos”, destacou Paulo Dirceu.
“Guarapuava, através do prefeito Celso Góes, vem buscando oxigenar a matriz econômica através da inovação. E por esse meio foram criados, por exemplo, o Cilla Tech Park, o Parque de Inovação e o Vale do Genoma, que foi notícia nacional. São alguns casos para exemplificar que estamos buscando a inovação para facilitar a vida do município”, completou Sávio.
Outras participações
Otto Solin, do Ministério das Comunicações, expôs políticas públicas promovidas pelo governo federal e exemplos de projetos desenvolvidos como exemplos de desburocratização desse processo. Otto também destacou o avanço da conectividade fomentado pelo avanço do 5G, que além da banda larga aprimorada, amplia o número de aparelhos conectados ao mesmo tempo na telefonia móvel, chegando a 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado.
Os benefícios com a expansão da rede também favorecem a geração de emprego e renda, já que, indiretamente, há grande impulsionamento da indústria, provocando aumento na produtividade, redução de custos via competição e aumento da agricultura de precisão.
Representantes de algumas companhias nacionais apresentaram programas para o uso da tecnologia de forma mais aprimorada. Um deles foi Alfredo Gobato, especialista em cidades mais inteligentes da Sigma Telecom. Ele apresentou projetos de uso da tecnologia com redução de custos, priorizando a integração de serviços para poupar gastos.
Ana Barreto, especialista em pesquisa de preços do Banco de Preços, apontou um sistema de levantamento mais ágil, que torna o processo mais eficiente, seguro e menos oneroso. Já o consultor de desenvolvimento comercial da Betha Sistemas, Juliano Gali, focou sua fala em saídas para tornar a gestão pública mais eficiente para o cidadão, construindo cidades eficientes.
Também discursaram o prefeito e presidente do Amocentro, Maicon Callegari, Sezar Augusto Bovino, prefeito de Rio Bonito do Iguaçu e presidente da Cantuquiriguaçu. Ambos apresentaram exemplos de implantação da tecnologia em seus municípios.