Notícias

Voluntários da Defesa Civil participam de treinamento sobre primeiros socorros

28/08/2021

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário, a Defesa Civil e o 12º Grupamento de Bombeiros, realizaram neste sábado (28) um treinamento básico de primeiros socorros para voluntários cadastrados no sistema  Estadual. Atualmente, esse cadastro conta com aproximadamente 200 voluntários em Guarapuava.

 

Na ocasião, foram demonstrados procedimentos que podem ser realizados no atendimento inicial em situações cotidianas, como acidentes de trânsito, engasgamentos e afogamentos.

 

“Nessas coisas mais comuns e nas situações tensas, quem tem um conhecimento básico pode fazer a diferença entre a vida e a morte de outra pessoa”, declarou o Cabo Fábio Batista Lara, que realizou a instrução.

 

Treinamento de voluntários ocorreu na sede do Corpo de Bombeiros.

 

Para José Vitor, que é voluntário há mais de 12 anos na Defesa Civil, o treinamento de hoje serviu para relembrar e atualizar as técnicas. “Ter essa noção dos primeiros socorros e essa atualização auxilia na tomada de decisões diante de situações do dia a dia”, destacou.

 

Os voluntários são convocados para trabalhos que exigem uma quantidade maior de pessoas para apoiar as equipes, como por exemplo, ações de conscientização e de auxílio à população atingida por desastres naturais. 

 

“Muitas vezes as ações maiores  dependemos de voluntários para nos ajudar. Com essa instrução, sabemos que estamos preparados para situações que podem ocorrer” relata a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Simone Lozeckyi.

 

Ao todo, 15 pessoas participaram do treinamento respeitando os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19. “Ao decorrer do ano estaremos fazendo outros eventos para que a gente englobe o máximo possível desses voluntários cadastrados”,  explicou o coordenador regional adjunto Defesa Civil Estadual, 1º Tenente Jhony Ramalho.

 

Como se cadastrar

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se cadastrar como voluntário indicando suas habilidades e sua disponibilidade de dias e horários.

 

Quando houver necessidade do apoio dos voluntários, a Defesa Civil Estadual fará contato através do e-mail cadastrado e de outras redes. Por isso, é muito importante manter o cadastro atualizado.

 

Acesse aqui o site para cadastro.