Voluntárias do Projeto Orquídea são homenageadas

15/12/2016

Desde 2013, o Projeto Orquídea passou por dez bairros e alcançou cerca de 500 participantes. Com curso de artesanato e orientações sobre os direitos das mulheres, empreendedorismo e orçamento familiar, o projeto contribui na geração de renda e na promoção do empoderamento de muitas mulheres. Mas toda essa ação transformadora só aconteceu graças ao trabalho das artesãs voluntárias do projeto, que foram homenageadas, nessa quarta-feira (14) durante o encerramento das atividades na Comunidade Madre Tereza de Calcutá, Vila São Pedro.

A vice-prefeita e secretária de Políticas para as Mulheres, Eva Schran homenageou as voluntárias Lúcia, Olga, Nina, Rosinha, Marcia e Mari. “Fico emocionada em compartilhar com vocês este momento. Meu sentimento é de gratidão, carinho e muita amizade. Amizade eterna por vocês doarem a vida, o conhecimento e o tempo de vocês nestes quatro anos, com tanta perseverança!”. Cada uma recebeu uma orquídea, a flor símbolo do projeto, que não precisa de muitos cuidados, mas que dá flores exuberantes.

Olga Bilek e Lucia Padilha foram as primeiras voluntárias e contaram o que o Projeto representa para elas. “Contribuímos e ajudamos muito outras mulheres. Fico muito feliz de ver cada aluna aprender o que ensinamos com carinho”, explica Olga. “Sinto orgulho por ver cada mulher aprender e vender porque fazemos parte de uma corrente, uma ajuda a outra. Passamos os nossos ensinamentos e elas repassam também. Todas aprendemos e crescemos juntas”, comemora Lucia.

Elas aprenderam diversos artesanatos durantes os três meses que o projeto esteve na comunidade e agora no encerramento o sentimento é de gratidão. A dona de casa Damiana Saba aprendeu a fazer chinelos bordados com as voluntárias. “Elas sabem ensinar direitinho, são atenciosas e querem que a gente aprenda bem. Fico muito feliz por elas dedicarem um tempo para nos ensinar. Só temos que agradecer”, afirmou.