Virada Cultural Paraná 2014 une estado por meio da cultura e da arte

22/10/2014

A terceira edição da Virada Cultural Paraná promete movimentar e unir os paranaenses no mês de novembro por meio da cultura, arte e educação. Oito cidades recebem o Palco Conexões, onde o público poderá conferir gratuitamente atrações locais e nacionais. Guarapuava está entre as oito cidades participantes do evento, que acontece nos dias 15 e 16 de novembro. “Mais uma vez nosso município se une a esse grande evento cultural. A população terá uma intensa programação, principalmente valorizando a cultura local”, afirma o prefeito Cesar Silvestri Filho.

“Descentralizar a cultura e valorizar a produção paranaense é um compromisso que assumimos no início desta gestão e que temos conseguido cumprir com bons resultados por contarmos com parceiros que entendem o quanto a cultura tem o poder de unir as pessoas. A Virada Cultural é um bom exemplo dessa união. Mais uma vez o Paraná vai estar conectado a centenas de atrações gratuitas que incluem artistas nacionais e paranaenses de todas as áreas, ampliando o acesso da população a atividades culturais de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana.

A Virada Cultural Paraná 2014 é uma realização do Governo do Paraná, por meio de parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e Detran (Departamento de Trânsito do Estado), e conta com o apoio do Sesc-PR, Sesi-PR, é-Paraná, Sanepar e prefeituras municipais.

Educação no trânsito

De 11 a 14 de novembro, assim como em 2013, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Dezenas de atividades foram programadas pelas cidades para estimular a reflexão e levantar questões sobre o tema durante a Semana de Arte-Educação.

“Repetiremos a parceria, pois percebemos excelentes resultados ao usar arte e cultura para levar mensagens de educação para o trânsito às pessoas. A experiência do Detran na Virada Cultural foi muito positiva e mostrou que usar diferentes linguagens e formas de expressão para abordar um tema importante pode sim gerar grande impacto. Assim, conseguimos chegar a um grande número de pessoas e trabalhar na mudança do comportamento coletivo”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Além das atividades preparadas por cada município, este ano a Semana de Arte-Educação leva a todas as cidades-sede o Teatro de Bonecos Gigantes, que vai apresentar adaptações de clássicos infantis com conceitos de educação no trânsito. O projeto é realizado pela Cia dos Ventos, especializada em ações teatrais com bonecos gigantes.

Programação de Guarapuava (Parque do Lago)

PALCO CONEXÕES – Rua Salvatore Renna

19h30 -Banda local – Rock

21h -Cida Airam