Notícias

VIII Semana do Meio Ambiente debate a relação dos seres humanos com os animais

09/06/2021

O terceiro dia da VIII Semana do Meio Ambiente, contou com a convidada Dra. Adriana Ribeiro Ferreira Rodrigues, Doutora em ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Com base em sua tese de doutorado, Adriana discorreu sobre os animais humanos, não humanos e a relação entre eles. Pautada na forma como os humanos têm arbitrado a vida animal ao longo da história, ela expôs causas, consequências e perspectivas para solucionar a crise ambiental.

 

Professora há 23 anos no ensino fundamental público, Adriana falou também sobre suas experiências em sala de aula e como o cotidiano contribuiu em sua tese de pesquisa, principalmente por meio da escola restaurativa.

 

“Me sinto muito feliz e esperançosa por esse tema aparecer numa Semana de Meio Ambiente, porque é algo relativamente recente, falarmos a respeito das nossas relações com os animais não humanos”, ressaltou ela.

 

Ainda hoje (9), às 19 h,  houve a Mostra de Produtos Educacionais com enfoque ambiental, mediado pela Dra. Simone Luccas (PPGEN/UENP) e Dra. Elisa Aguayo da Rosa (PPGEN/ Unicentro).

 

 

A PROGRAMAÇÃO CONTINUA

10/06
09h – Palestra “Abelhas, vespas e o uso de agrotóxicos: isso combina?”
-Dra. Maria Luiza Tunes Baschini (Unicentro)
Mediadora: Selba Regina Peres (SEMAG/ Prefeitura de Guarapuava)
19h – Lançamento de Livros
– Sincretismo, gratidão, tributo e conspiração pela vida na Terra
– O Fazer Educação Ambiental: Reflexões e Necessidades
– Natureza, linguagem e Racionalidade: Contribuições para uma hermenêutica. Vol. 1
– Ensino ambiental
– Ensino como prática Investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas como prática Investigativa: reflexões teóricas, metodológicas e didáticas. Vol. 2
– Percepção Ambiental: Sincretismo, gratidão, tributo e conspiração pela vida na Terra