Notícias

Vigilância Sanitária promove curso voltado à manipulação de alimentos em Guarapuava 

12/04/2022

Promovido pela Vigilância Ambiental em Saúde, o curso voltado à manipulação de alimentos é oferecido a profissionais que trabalham na área alimentícia em Guarapuava. A formação ocorre através do departamento de Vigilância Sanitária, em parceria com a Agência do Empreendedor.

 

 

As aulas são propostas de acordo com o 1º Manual de Boas Práticas para Serviço de Alimentação do Município, lançado no último dia 5 de abril. O manual cumpre o Decreto Municipal n° 9312/2022, que busca aperfeiçoar as ações de controle sanitário na área de alimentos, visando proteger a saúde da população.

 

 

De acordo com Fernando Caetano Maria, Engenheiro de Alimentos e um dos responsáveis por ministrar o curso, a capacitação será necessária para a abertura de estabelecimentos voltados à área alimentícia e será um elemento obrigatório assim que o decreto completar 1 ano. “A formação será ofertada quatro vezes por ano para profissionais pré-cadastrados na Agência do Empreendedor. Durante a formação, serão desenvolvidos os principais aspectos da higiene alimenticia”, conclui Fernando. 

 

 

O curso será ofertado para representantes de estabelecimentos comerciais cadastrados na Agência do Empreendedor, além de ser disponibilizado para trabalhadores autônomos, como diaristas, por exemplo. De acordo com a coordenadora do EMPRIME, Ana Cláudia Klosouski, a realização dessa formação é de grande importância para os empreendimentos da área alimentícia. “Nosso objetivo é orientar  os Empreendedores que manipulam alimentos e, de uma forma clara e objetiva, auxiliar na garantia da qualidade de seus produtos, aumentando assim, suas chances de sucesso. Parte do programa EMPRIME, a ação é desenvolvida em parceria com a Vigilância Sanitária e faz parte do projeto Simplifica”, explica Ana.

 

 

A formação de higiene na manipulação de alimentos será entre os dias 11 e 13 de abril, no auditório da Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran), anexo à rodoviária.