Notícias

Vigilância Sanitária de Guarapuava e de Londrina, realizam ação conjunta com a Polícia Federal

20/01/2023

O objetivo da operação foi reprimir o comércio irregular de produtos para tatuagem nos municípios.

 

Na última quinta-feira (19), ocorreu em Guarapuava uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária do município, a Vigilância Sanitária de Londrina e a Polícia Federal. 

 

A operação teve por objetivo, averiguar a venda de produtos para tatuagens, sem registros na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A ação se deu por meio de denúncias que indicavam a comercialização de produtos e equipamentos irregulares, sendo eles tintas e aparelhos para a realização das tatuagens.

 

Segundo o fiscal da Vigilância Sanitária de Guarapuava, Marcos Sakai, o maior risco de obter produtos sem o controle de qualidade da ANVISA e sem o registro, é que o comprador não tem a garantia que o que está adquirindo seja totalmente inócuo, ou seja, sem nenhum dano prejudicial. 

 

“Os produtos irregulares colocam em risco tanto a integridade do tatuador como a da pessoa que está sendo submetida à tatuagem, pois querendo ou não, se trata de um procedimento invasivo”, destaca Sakai.

 

A operação se deu simultaneamente, nos dois municípios. Em Guarapuava, foram apreendidos 67 frascos de tinta importadas sem registros, já os outros materiais foram encontrados em situação regular.