Notícias

Vigilância em Saúde realiza inspeção em obras de Guarapuava

31/05/2022

Na manhã desta segunda-feira (30), a Defesa Civil Regional e Municipal, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente e o Corpo de Bombeiros, realizou uma fiscalização de cargas perigosas na empresa de papel Santa Maria. De acordo com o calendário estabelecido pelo comando do corpo de bombeiros, o objetivo foi fazer a fiscalização no ambulatório médico, SESMT e no refeitório da empresa.

 

A ação foi uma continuação da operação que teve início na sexta-feira (27), quando o Ministério Público do Trabalho, em conjunto com a Vigilância Sanitária (DVST) e o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, realizaram uma inspeção em seis empresas sobre as condições de trabalho em obras de Guarapuava. 

 

“Essa intervenção é de suma importância, afinal, acidentes no trabalho podem, muitas vezes, ser fatais se não houver um ambiente seguro. Ações como essas, vão proteger a integridade física dos trabalhadores e todos saem ganhando”, falou Altair Angelo dos Santos, Fiscal da Vigilância Sanitária da prefeitura  de Guarapuava.

 

Altair explica também, que as ações realizadas são com base no documento de Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, capítulo II artigo 8º, que discorre sobre os objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, na intervenção nos processos e ambientes de trabalho. “Realizamos essa inspeção para vistoriar a construção civil, conferir as condições de segurança dos trabalhadores que atuam nessas obras. Das seis empresas da cidade que foram vistoriadas, cinco foram interditadas pelo descumprimento das normas de segurança do trabalho e de higiene”, explicou.