Notícias

Vigilância Ambiental em Saúde realiza mutirão de intensificação de combate à dengue em Entre Rios

25/06/2022

Promovido pela Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com a Cooperativa Agrária Agroindustrial e a SURG (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava), foi realizado neste sábado (25), no Distrito de Entre Rios, um arrastão contra a dengue. O objetivo foi auxiliar e conscientizar a população contra a proliferação da doença, assim como, intensificar a orientação sobre a eliminação dos criadouros de Aedes Aegypti.

 

A concentração foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) do distrito. Os agentes realizaram abordagens e visitaram as residências, levando informações para a população sobre todas as medidas certas a serem tomadas, pois na região existe muitos focos de mosquitos, cerca de 2,1% registrados, segundo aponta o LIA (Levantamento de Índice Amostra), responsável pelo cálculo em ambiente rural.

 

“Esses mutirões são muito importantes, pois aqui nesta região encontramos muita água parada, principalmente depois de dias chuvosos. Hoje estamos passando pelos bairros, intensificando os cuidados e orientando para que cada morador faça a sua parte, para que assim possamos eliminar todos os focos”, enfatiza a agente de endemias, Catiusa Aparecida Caldas.

 

Para a moradora, Margarete Correia, é necessário que todos estejam mais conscientes sobre os cuidados. “Muitas vezes a gente até faz o que precisa ser feito, mas não fazemos com constância. E, como sempre está chovendo, alguns recipientes enchem de água rapidamente. Aliás, não adianta apenas um morador se precaver, temos que ficar de olho e conscientizar também os vizinhos e conhecidos”, destaca a moradora.

 

Evite o surgimento de novos focos

 

Para combater e evitar o surgimento de novos focos, a Divisão de Vigilância em Saúde reforça os cuidados necessários dentro das residências: Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva; Lavar os potes de água do seu pet com água e sabão pelo menos duas vezes por semana; Manter o suporte de garrafão de água mineral higienizado e bem vedado; Manter os pratinhos dos vasos de planta limpos e com areia até as bordas; Evitar ter plantas que acumulam água; Manter os coletores de água da geladeira e ar-condicionado limpos; Evitar o acúmulo de água parada em garrafas, lajes, calhas, piscinas, objetos decorativos, caixas d’água, cisternas, poços e qualquer entulho que possa acumular água.