Vencedores do Concurso fotográfico Meu Olhar Sobre Guarapuava são premiados

12/12/2019

Como parte da comemoração dos 200 anos, a Prefeitura de Guarapuava premiou nessa quarta-feira (11) os guarapuavanos que participaram do concurso “Meu Olhar Sobre Guarapuava”. As 20 melhores fotos selecionadas estão expostas no Paço Municipal e, posteriormente, partirão para uma exposição itinerante. “O concurso foi uma oportunidade onde os guarapuavanos puderam nos presentear com sua visão pessoal da cidade. Vimos imagens lindas, que mostram o amor e carinho dos moradores pelo município e, também, o quanto somos abençoados por vivermos em uma cidade tão bonita, com tanto a se exaltar”, afirmou o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que prestigiou a premiação.

O concurso teve como objetivo reunir imagens, a partir de perspectivas criativas e diferentes, oferecendo mais uma maneira de documentar e presentear a cidade pelo seu aniversário. Pontos históricos e turísticos, até imagens de construções que marcam o futuro da nossa cidade foram clicadas pelos moradores. “Buscamos provocar nas pessoas o olhar para nossa cidade. Guarapuava completa 200 anos e uma homenagem justa à ela é valorizarmos tudo que amamos e admiramos aqui”, destacou a secretária de Comunicação, Renata Caleffi.

Gustavo Ortiz, de 19 anos, nasceu e cresceu em Guarapuava e é formado em fotografia há dois anos. É dele a foto que levou o 2º lugar no concurso, fruto de seu Trabalho de Conclusão de Curso. “Estar aqui já é um mérito para mim. Eu não esperava que o meu projeto, produzido quando concluía o curso de fotografia, onde fotografei a cidade, pudesse levar o prêmio hoje. Foi uma boa oportunidade de divulgar este projeto, podendo participar  também dos 200 anos da cidade, dando a ela este presente”, comentou Gustavo.

A seleção das fotos se deu, primeiramente, pela equipe da Secom (Secretaria de Comunicação) que verificou se os participantes cumpriram com os requisitos exigidos no regulamento. Posteriormente, uma comissão julgadora, composta por cinco fotógrafos da cidade, fez a avaliação final das fotos.

Thiago mora em Guarapuava desde os 10 anos, no bairro Boqueirão. Hoje, com 20 anos, relatou que é pela fotografia que busca expressar todo o amor que criou pela cidade. “A fotografia permite que daqui dez anos você veja a imagem e pense em como a cidade era linda, como se desenvolveu. Isso é mágico. Eu sempre tive o costume de registrar a cidade e participar deste concurso foi uma honra. Foi uma competição de alto nível, que retratou Guarapuava lindamente”, destacou Thiago, que não ficou entre os três primeiros colocados, mas foi homenageado pela participação.

Abaixo, confira os vencedores e as imagens premiadas:

1º lugar – Mariangela Deliberalli

2º lugar – Luis Gustavo Ortiz de Oliveira