
Veículo inteligente começa a operar nesta semana em Guarapuava
12/07/2023
O automóvel equipado com recursos tecnológicos de última geração, como a inteligência artificial, tem a função de mapear a cidade e identificar problemas urbanos.
Iniciou nesta semana, em Guarapuava, a utilização do veículo inteligente para mapear diversos pontos da cidade e dos distritos do município. Criado pela startup Mapzer, o automóvel se utiliza da inteligência artificial (IA) para mostrar pontos críticos ou indicar futuros problemas. Dentre as funções do veículo, estão a identificação de buracos, rachaduras e falta de sinalização nas vias, calçadas irregulares, objetos e materiais em locais impróprios, bem como, o descarte irregular de lixo. Os equipamentos detalham, com precisão, onde estão placas fora de padrão ou danificadas e contêineres quebrados.
“Estamos empolgados com mais essa novidade no município. Nosso objetivo com a utilização desta tecnologia, é contribuir para atendermos com mais excelência às demandas da nossa população”, destacou o prefeito Celso Góes.
Em Guarapuava, os serviços do automóvel serão usados pelas Secretarias de Finanças, Habitação, Meio Ambiente, Planejamento e Urbanismo, Trânsito e Transportes, Executiva e Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG). Cada uma das pastas utilizará o serviço de acordo com suas especificidades. O automóvel fará varredura por toda a cidade em intervalos de tempos pré-definidos.
“O principal intuito em contratar esta tecnologia em nosso município é para conseguir chegar em todos os pontos de Guarapuava e identificar os problemas que precisam ser resolvidos. Atualmente, sem o uso deste recurso, é humanamente impossível percorrermos toda a extensão urbana e dos distritos para identificar todos os problemas existentes e suas especificidades. Isto representa mais um avanço tecnológico que irá somar significativamente para Guarapuava, além de otimizar os trabalhos e a solução das demandas identificadas”, explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza.
“Ontem já conseguimos extrair alguns dados mapeados pelo veículo e distribuir para as equipes que precisam executar os serviços de maneira mais ágil e mais eficaz. Somente no centro, foi possível identificar nove buracos que necessitam ser reparados. Um trabalho que iria demorar dois dias para ser realizado, foi feito em uma manhã apenas. Portanto, economizamos mão de obra, equipamentos, combustível e ganhamos em produtividade”, contou o diretor-presidente da SURG Halmuth Brandtner.
A tecnologia, que já está em funcionamento em diferentes regiões do País, contribui para o conceito de smart cities e traz mais funcionalidade para a gestão pública, que consegue direcionar esforços de maneira mais assertiva, além de contribuir para a melhoria de vida dos cidadãos.
“A tecnologia de inteligência artificial da Mapzer é 100% brasileira. Atualmente, ela já faz parte da realidade de municípios dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins, Bahia, São Paulo e Goiás, impactando mais de quatro milhões de brasileiros. Trata-se de um sistema completo que envolve o veículo equipado com inteligência artificial, condutor especializado e software de gestão que é alimentado com as ocorrências identificadas em tempo real. Fazemos o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando inúmeras ocorrências”, explica o gestor comercial da Mapzer, Paulo Tumasz Junior.