Em Guarapuava, mais de 350 pessoas participaram do Dia Nacional de Esclarecimento

13/02/2016

O dia começou cedo para as equipes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Defesa Civil, 5ª Regional de Saúde, 26º GAC e o grupo Escoteiro Liane Marta da Costa. O objetivo deste sábado (13), foi dar continuidade na luta contra o mosquito aedes aegypti. Durante todo o diafoi realizada simultaneamente, em cinco bairros de Guarapuava, mais uma etapa do combate à dengue, através do Dia Nacional de Esclarecimento. No Paraná, ao todo, 19 municípios participaram da iniciativa. “Ver todos unidos por um único e importantíssimo objetivo, nos enche de orgulho. A população guarapuavana sempre esteve disposta a lutar pelo bem comum, principalmente no quesito saúde. Todos estão de parabéns pela atitude. Vamos continuar trabalhando, pois a luta contra o mosquito não pode parar nunca”, disse o prefeito Cesar Silvestri Filho, durante sua participação no combate.

A ação também aconteceu em todo o território nacional, através de uma parceria do Ministério da Defesa com as Secretarias estaduais e municipais de saúde, tendo um objetivo único: orientar sobre como é possível erradicar os focos do mosquito que é o responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e febre chikungunya. “Hoje, o maior objetivo foi realizar atividades educativas de orientação e entrega de panfletos em todas as residências dos bairros. Ficamos surpresos com a receptividade das pessoas, pois eles nos receberam e acataram muito bem as recomendações proferidas pelos agentes epidemiológicos e soldados do exército. A ação foi um sucesso”, destacou o coordenador do programa nacional de combate à dengue, José Airton Klososki.

Bonsucesso, Conradinho, Dos Estados, Santana e Vila Carli foram os bairros contemplados pela ação realizada em Guarapuava. O eletricista Divonsir Alves, é morador do bairro Santana há 52 anos, ele conta que todos os dias a limpeza no seu quintal é uma das prioridades. “Devemos dar exemplo para as pessoas. Temos que fazer a nossa parte, seja contra a dengue ou qualquer outra doença. Na minha residência tudo que poderia ser considerado criadouro, já foi eliminado há muito tempo. Gostei muito da iniciativa do mutirão, pois muitas pessoas não sabem como agir nessa situação. Se todos se unirem, vamos vencer a dengue”, disse o morador.

Equipes do 26º GAC acompanharam e auxiliaram a ação. “Realizamos um trabalho muito bem articulado com 270 soldados e 26 viaturas. Batemos de casa em casa para esclarecer as questões em torno da dengue. Nossos soldados foram muito bem recebidos, o que facilitou o trabalho das equipes. Nas residências em que as pessoas não se encotravam, foram deixados panfletos nas caixinhas de correspondência. Ninguém deixou de receber as orientações. Vamos continuar unidos para desenvolver, com muita eficiência, a segunda etapa do mutirão, que começa semana que vem”, destaca o tenente coronel do 26º GAC, Rogério Pereira Gonçalves.

Na próxima segunda-feira (15), inicia a segunda etapa do mutirão em Guarapuava. Na ocasião, os agentes da vigilância e soldados realizarão vistorias no interior das residências. “Pretendemos entrar nas residências e, se for o caso, eliminar o acúmulo de água que possa existir, evitando assim, que as doenças causadas pelo mosquito cheguem até a população guarapuavana. Pedimos a compreensão de todos, pois a cada etapa é uma batalha contra o mosquito”, finaliza Klososki.