Notícias

Vale do Genoma abre novo caminho de inovação em Guarapuava

21/06/2021

Nesta segunda-feira (21/06), o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, lançou o Vale do Genoma, um ecossistema de inovação voltado à pesquisa e desenvolvimento com abordagem genômica e inteligência artificial, que serão aplicados à saúde, agropecuária e meio-ambiente.

 

Formando um polo de startups, a iniciativa, que integra governo, academia, empresas e sociedade civil, é considerada um projeto pioneiro no Brasil e no mundo como referência em melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Com a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, e parceiros do projeto, a divulgação foi realizada por meio de um evento remoto. “A alegria de ver esse projeto se realizando é imensa, não só como governador, mas como cidadão paranaense”, afirma Ratinho Júnior, explicando que sente muito orgulho das mentes brilhantes que existem no estado. “O Paraná tem mais de 20 mil doutores, mas a pesquisa acadêmica precisa ser aplicada no mercado e ficar mais próxima do setor produtivo para realmente beneficiar a população”, complementa o governador.

 

O ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, atual presidente do Cilla Tech Park e membro do comitê executivo do Vale do Genoma, afirma que o projeto vai ser uma referência no mundo todo porque ele já começou grande, reunindo muitos talentos. “Dentro do nosso sistema de educação de ensino superior temos muitas mentes brilhantes que têm colaborado muito nesse projeto. Estamos diante de uma oportunidade incrível que o nosso estado tem a partir da tecnologia, ciência, pesquisa e inovação, de trazer um desenvolvimento jamais visto aqui no Paraná”.

 

Para o prefeito Celso Góes, o projeto é um sonho para todos os guarapuavanos. “Precisamos de investimento nesta área, principalmente neste momento que o mundo enfrenta, mas já pensamos nos feitos dele na pós-pandemia”, afirma o prefeito, lamentando a perda de mais de 500 mil vidas no Brasil e 516 em Guarapuava, que poderiam ter sido evitadas se os investimentos em pesquisa na área da saúde tivessem mais força pelo país.

 

O Vale do Genoma terá como uma de suas plataformas tecnológicas o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (IPEC), situado na Cidade dos Lagos, um bairro inteligente e planejado de Guarapuava. No local, já foram construídos o Hospital Regional e o Complexo Câncer Center, além do Campi da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

 

As atividades do Vale do Genoma terão foco no desenvolvimento de produtos e serviços viáveis para o mercado. Por isso, a estrutura laboratorial vai dispor de equipamentos de última geração para o armazenamento e processamento de dados.

 

O principal intuito agora é ampliar a prospecção de novos parceiros do segmento empresarial, nas áreas correlatas ao projeto, com vistas principalmente à identificação de oportunidades de negócios inovadores, contribuindo para a competitividade do setor produtivo.

 

Tmbém participaram do evento o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, o vice governador, Darci Piana, o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano, a deputada estadual, Cristina Silvestri, o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, além de representantes de instituições de ensino e empresas parceiras.

 

Assista o evento completo clicando aqui.