Notícias

Unidades Básicas de Saúde retomam ações voltadas à saúde das mulheres

13/08/2021

Neste sábado (14), a UBS Recanto Feliz, em parceria com o Departamento de Enfermagem da UNICENTRO, Universidade Estadual do Centro-Oeste, realizará uma ação de saúde destinada às mulheres. Das 8h às 17h, serão feitas coletas de exames preventivos de câncer de colo de útero e exames de mamas, com encaminhamento para realização de mamografias, caso necessário. A ação é exclusiva para moradoras cadastradas na Unidade, que foram contatadas por meio da chamada “busca ativa”, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde destaca que o serviço está disponível, mediante agendamento, em qualquer uma das 33 Unidades Básicas de Saúde e também na Clínica da Mulher.

“Durante o período mais crítico da pandemia, os atendimentos eletivos ficaram suspensos nas Unidades Básicas de Saúde. Com a manutenção da bandeira amarela, estamos retomando alguns serviços, como a coleta de exames preventivos e de mamas, entre outros.”, explica o secretário de Saúde, Jonílson Pires.

 

Segundo Solange Rossetin, diretora do Departamento de Atenção à Saúde, apesar de outubro ser o mês escolhido pelo Ministério da Saúde para intensificação das ações, em Guarapuava, por determinação do prefeito Celso Góes, o trabalho começou antes. “Tivemos praticamente dois anos de suspensão, entre parcial e total. Por isso, estamos com uma demanda reprimida. Essas ações de controle e monitoramento da saúde das mulheres são fundamentais para prevenção e diagnóstico precoce de doenças e, agora, podem ser feitas de modo mais seguro.”, afirma. 

 

Interior

No último dia 07 de agosto, na Unidade Básica do Rio das Pedras, 30 mulheres realizaram os exames preventivos. Novas ações para toda a rede de saúde, incluindo as comunidades do interior do Município, já estão previstas. O calendário deve ser divulgado nos próximos dias.