Unidades Básicas de Saúde recebem tablets e celulares; tecnologia em prol da agilidade e melhoria no atendimento

24/05/2022

Como parte de modernização e informatização mais ágil da saúde pública municipal, a Prefeitura de Guarapuava está entregando aparelhos celulares e tablets aos profissionais que atendem nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) do município.

Os eletrônicos foram adquiridos com recursos próprios do município para atender dois eixos do Programa Saúde Digital, implementado pela atual administração. A informatização da SMS e a Comunicação. Com o intuito de garantir mais agilidade no processamento das informações relacionadas à saúde dos moradores de Guarapuava e colocar a tecnologia a serviço dos servidores públicos, oferecendo instrumentos que facilitem o trabalho.

De acordo com o Diretor de Gerenciamento de Sistemas de Informação em Saúde, Guto Klosowski, a iniciativa começou com os agentes comunitários de saúde, para o registro das visitas por meio de um aplicativo, porém, pela demanda, foi ampliada. “Nos ampliamos a oferta dos equipamentos para serem utilizados também nas urgências municipais como um meio de contato com os hospitais e empresas que prestam serviços terceirizados, além de todas as unidades básicas de saúde. Nos próximos dias receberemos mais unidades para disponibilizar para os agentes de endemias como também para os fiscais da vigilância sanitária”, destaca.

A distribuição está sendo feita seguindo um cronograma previamente definido em conjunto com o Departamento de Atenção à Saúde. Ao todo, foram distribuídos 190 tablets, e os celulares estão sendo entregues 1 para cada UBS.