Notícias

Uma nova Educação: Com investimentos nos profissionais e em recursos tecnológicos, SEMEC prepara as crianças para o futuro

23/12/2021

Neste ano, a Secretaria de Educação e Cultura continuou realizando diversas políticas públicas que fortaleceram a educação e a cultura de Guarapuava. Como formação continuada aos professores e educadores da Rede Municipal de Ensino, buscando sempre atender as necessidades, agregando conhecimento com o objetivo de levar um Ensino de Excelência aos alunos da Rede. Além de projetos culturais oferecidos na Casa da Cultura e no CEU das Artes de forma gratuita. 

 

Um dos principais projetos de 2021, foi a Manutenção e Revitalização das Unidades de Ensino, ação que busca trazer uma melhor condição de trabalho aos servidores e um ambiente escolar mais atrativo aos alunos. Antes do retorno dos alunos para o formato presencial, a continuidade das aulas oferecidas pelo formato remoto foram acompanhadas de programas como o Projeto Merenda em Casa, que teve como objetivo, levar alimentos da merenda escolar até a casa dos alunos da rede municipal de ensino. Garantindo a segurança alimentar para mais de 5.000 famílias guarapuavanas.

 

Além de projetos que impactaram diretamente no ensino municipal durante o formato remoto, como o 1,2,3 Aperta o Play, que destinou vídeo aulas de Ensino Religioso, Arte e Educação Física, aos alunos do 1º ao 5º ano da Rede, e o Projeto +Cinco, que ampliou as possibilidades de aprendizado de conteúdos da Prova Brasil, com videoaulas de Língua Portuguesa e  Matemática, destinadas aos alunos do 5° ano. 

 

Ainda em 2021, o retorno do formato presencial ocorreu gradualmente desde agosto graças a vacinação completa dos profissionais da educação e adoção de um rígido protocolo sanitário para acompanhamento e controle de possíveis casos de Covid-19 no ambiente escolar.  Assim, foi possível voltar para as atividades nas 44 escolas e 27 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e, ainda no mês de novembro, promover uma confraternização como forma de reconhecimento pelo trabalho feito pelos profissionais durante os dois últimos anos. 

 

Para reforçar a equipe e dar maior qualidade ao atendimento na rede municipal, ainda foi realizado o chamamento de 132 professores, 5 professores de Atendimento Educacional Especializado, 2 professores de Educação Física e 6 secretários escolares, todos habilitados por meio de Concurso Público.

 

NOVA SEDE

Uma das maiores mudanças para Secretaria de Educação foi a transferência do setor administrativo que funcionava no Paço Municipal para uma nova sede com espaço amplo, moderno, adequado e inovador, que garante atendimento especializado às unidades de ensino e à população. 

 

Para o próximo ano, um dos projetos que deve seguir se aprimorando é o sistema de educação, Conect+EDU, que permite gerir, controlar e informar aos pais e gestores itens importantes como a frequência escolar e boletim do aluno, aproximando ainda mais a SEMEC das Unidades de Ensino e da comunidade. 

 

Além da integração do Matific, uma plataforma digital de matemática, que por meio de jogos e atividades lúdicas interativas, desenvolve o pensamento crítico, promovendo o ensino e a aprendizagem. Além de várias outras ações, que a Secretaria de Educação estará oferecendo para a comunidade no próximo ano.