Notícias

UBS’s passam a aplicar a vacina contra Covid-19 de segunda a sexta-feira

09/01/2022

A partir desta segunda-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde adota uma nova dinâmica de vacinação. Todas as Unidades Básicas de Saúde, UBS’s, conforme a disponibilidade, passam a ofertar as vacinas contra a Covid-19 de segunda a sexta-feira, com excessão das Unidades Concórdia e Planalto que ainda estão em reformas, além do Cisgap e das Unidades de Urgência e de Pronto Atendimento UPA.

 

Usuários da Unidade Concórdia devem buscar a UBS Boqueirão ou a do Campo Velho. Já os moradores cadastrados na da Planalto devem ir até a Unidade da Vila Bela.

 

“A vacinação já faz parte na rotina do guarapuavano. Estamos ampliando os dias de vacinação e contamos com a adesão principalmente daqueles que devem tomar a segunda e terceira dose de reforço, especialmente, agora que vivemos um aumento de casos”, explica Chayane Andrade, coordenadora da Campanha Guarapuava Imunizada.

 

As vacinas disponíveis continuam sendo divulgadas por meio do boletim da Campanha. Nesta segunda-feira, serão aplicadas primeiras doses para quem tem 12 anos ou mais e segundas doses da Pfizer (21 dias depois da primeira aplicação), segundas doses da AstraZeneca, data na carteirinha até 15 de janeiro, e dose de reforço para quem tomou a Janssen há mais de 2 meses.

 

Já a 3ª dose é para o público em geral e profissionais da saúde após 4 meses do recebimento da segunda dose e depois de 28 dias para pessoas imunocomprometidas. É preciso ficar atento na data da  carteirinha de vacinação.

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, todas as terceiras doses aplicadas são da PFizer.

 

O horário de atendimento das Unidades da área urbana vai das 8h às 12h e das 13h às 17h.  A entrega de senhas encerra uma hora antes da UBS fechar.

 

Para receber o imunizante é preciso apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.