
UBS Residencial 2000 é a terceira unidade básica de saúde inaugurada em 2014
15/09/2014
Leoni Machado, 36 anos, é moradora do Residencial 2000 desde a sua criação. “Aqui não acontecia nada. Agora, estão construindo as casas, a creche, tem asfalto, ampliaram o posto, está melhorando bastante”, responde a dona de casa sobre a nova Unidade Básica de Saúde inaugurada no bairro neste sábado (13). “Já precisei do posto várias vezes. Agora vai ficar bom, tem mais espaço”, afirma Ana Edithe, de 54 anos. A UBS Residencial 2000 atende em média 400 pacientes por mês, em uma região que abrange ainda os bairros Alto da XV e Morro Alto. “À medida que o Residencial 2000 se desenvolve, cresce a população e a UBS tem que acompanhar esse crescimento. Por isso, reformamos e ampliamos o posto de saúde para garantir o serviço de qualidade que a comunidade merece. Estamos fazendo uma grande transformação em todo o bairro”, declara o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.
Também estiveram presentes na solenidade secretários do Estado e do município, vereadores, autoridades e moradores do bairro. “Este evento demonstra a prioridade que a saúde ocupa para a atual administração”, afirma o secretário em exercício de Estado da Saúde, René Santos. “Uma estrutura adequada é fundamental para o trabalho das equipes de saúde. A Atenção Primária é responsável pela resolução de 80% dos casos, por isso sua atuação tem que ser sempre valorizada”, enfatiza o secretário chefe da Casa Civil, Cezar Silvestri.
“Estamos trabalhando na reforma de 12 UBS em todo o município e mais cinco unidades também serão reformadas e ampliadas. Já entregamos em plenas condições de uso as UBS Rio das Pedras, Concórdia e, agora, Residencial 2000”, destaca o secretário municipal de Saúde, Stefan Negrão, que complementa que no próximo sábado (20), será feita a entrega da UBS Xarquinho.