
UBS Planalto recebe mutirão de atendimento multiprofissional para pacientes hipertensos e diabéticos
13/02/2023
A ação teve como objetivo atender a população idosa de Guarapuava, com o intuito de rastrear como ocorre também o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado (11), na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Planalto, um mutirão de atendimento voltado para hipertensos e diabéticos. O objetivo da ação também foi atender a população idosa de Guarapuava, com o intuito de rastrear como ocorre o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência na pessoa idosa.
O mutirão contou com profissionais da saúde e voluntários, que foram capacitados para fazer o atendimento.
“O projeto iniciou como uma demanda da Prefeitura de Guarapuava em rastrear a população idosa no município. O nosso objetivo é atender toda a população idosa de Guarapuava, pensando em rastrear como ocorre o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência no idoso. Além disso, compreender o comportamento dessas patologias associadas às doenças crônicas como, por exemplo, diabetes e hipertensão, que são o nosso público de atendimento”, explicou a enfermeira Iria Bárbara de Oliveira, uma das responsáveis pelo projeto.
A ação ocorre por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes), firmado entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a prefeitura de Guarapuava, por intermédio da Secretaria de Saúde, onde profissionais formados pela universidade desenvolvem seus trabalhos de campo da pós-graduação em Saúde da Família, nas UBS’s do município.
Divanilde Ramos Caetano, de 80 anos, foi uma das pacientes que participaram do mutirão. “Eu vim para ver minha pressão e minha diabetes. Acho essa ideia muito boa. Facilita muito vir aos sábados, porque meus filhos podem me trazer. O atendimento foi muito rápido e gentil”, comentou a paciente.
“Esse é o primeiro mutirão de atendimento que a gente está fazendo na UBS Planalto. Com isso, poderemos saber como vamos expandir para as demais UBS do município”, finalizou a enfermeira.