Notícias

UBS Morro Alto recebe mutirão de atendimento multiprofissional para pacientes hipertensos e diabéticos

20/03/2023

A ação teve como objetivo atender a população idosa de Guarapuava, com o intuito de rastrear como ocorre também o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência. 

 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado (18), na Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Morro Alto, um mutirão de atendimento voltado para hipertensos e diabéticos. O objetivo da ação também foi atender a população idosa de Guarapuava, com o intuito de rastrear como ocorre o desenvolvimento da síndrome da fragilidade e demência na pessoa idosa. 

 

O mutirão contou com profissionais da saúde e voluntários, que foram capacitados para fazer o atendimento. 

 

“Sabemos que nós estamos com uma população extremamente envelhecida e queremos trazer mais qualidade de vida para os idosos de Guarapuava. Com essa ação  a gente pode dar continuidade em projetos e propor atividades direcionadas aos idosos em nosso município. A gente fica feliz da gestão poder estar dando esse apoio”, enfermeira especialista em gerontologia, Aldinéia Martins Xavier.

 

A ação ocorre por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes), firmado entre a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a prefeitura de Guarapuava, por intermédio da Secretaria de Saúde, onde profissionais formados pela universidade desenvolvem seus trabalhos de campo da pós-graduação em Saúde da Família, nas UBS’s do município.

 

“Com esse mutirão a gente está fazendo um rastreio de duas principais condições relacionadas à saúde mental dos idosos, que é a demência e comprometimento cognitivo. Estamos aproveitando a oportunidade para cobrir os indicadores de saúde, como a hipertensão e diabetes. Temos nas universidades alunos que precisam aprender e na saúde pública temos uma demanda por serviços, então essa união é em prol da saúde e do aprendizado de toda essa turma”, enfatizou Murilo Bastos, profissional de educação física e doutorando da doença de Alzheimer e demência na Unicentro. 

 

Para Antônio Machado, de 77 anos, o mutirão no sábado ajuda muitos idosos que não conseguem ir até uma UBS durante a semana. 

 

“Esta sendo muito bom. A gente vem e consegue fazer todos os testes e o pessoal aqui é atencioso. Eu vim e já consegui ver que a minha diabetes estava um pouco alta e já me passaram as orientações”, comentou o paciente.