Notícias

UBS Jardim Araucária realiza mutirão de atendimento multiprofissional de pacientes hipertensos e diabéticos 

29/08/2022

Neste sábado (27), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Call Center, realizou um mutirão para atendimento multiprofissional de pacientes hipertensos e diabéticos, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Araucária. A ação teve como objetivo atender pacientes com essas doenças e que, por algum motivo, não tenham procurado o serviço de saúde há mais de seis meses. 

 

A médica e coordenadora do Call Center, responsável pela ação, Yisbet Bebert, conta sobre o projeto e como ele é importante para a população. “O projeto surgiu na necessidade de resgatar os pacientes que nesse período da pandemia, principalmente os com muitas comorbidades associadas, como a hipertensão e diabetes, deixaram de procurar pelo atendimento. Neste período, eles não foram acompanhados. Trata-se de pacientes de alto risco que têm predisposição para ter alguns eventos cardiovasculares, cerebrovasculares, como hipertensão, AVC, infarto, lesão do miocárdio, e o pré-diabético que traz muitas sequelas, amputação e até risco de morte. Então, a gente vê a importância do acompanhamento dos pacientes”, explicou.

 

Martha de Oliveira Ribeiro, de 54 anos, falou sobre como a iniciativa foi uma excelente ideia e que tem ajudado muito no acompanhamento de sua saúde. “Eu adorei. A saúde é tudo e é muito importante cuidarmos dela. É muito bom ter um acompanhamento, e agora, eles estão nos oferecendo isso em um horário em que podemos vir”, comentou.

 

Por meio de um Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino – Saúde (Coapes) entre a Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste) e a prefeitura de Guarapuava, por intermédio da Secretaria de Saúde, profissionais formados pela Universidade desenvolvem seus trabalhos de campo da pós-graduação em Saúde da Família nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) de Guarapuava.

 

“As equipes de Residência Multiprofissional são compostas por profissionais formados, que atuam lado a lado com os profissionais das unidades de saúde, sob orientações de tutores e preceptores da Universidade e da Secretaria. Temos uma equipe multiprofissional que está fazendo este serviço em conjunto com a residência da Unicentro. Damos orientações nutricionais, promovemos ginástica para os idosos, orientações de fisioterapia, alongamento, com educador físico também”, finalizou Yisbet.