Turismo é discutido em Guarapuava

05/06/2017

Na última quinta-feira (01), o vice-prefeito e Secretário de Agricultura e Turismo, Itacir Vezarro e a equipe de turismo de Guarapuava fizeram uma visita a cidade de Prudentópolis com o objetivo de firmar parcerias entre os municípios. A equipe foi recebida pelo vice-prefeito, Osnei Stadler e pela Secretária de Turismo, Cristiane Rossetim. Na reunião, as equipes discutiram sobre vários projetos e roteiros turísticos em parceria.

O primeiro projeto firmado foi o roteiro turístico regional de três dias, que integra Prudentópolis, Guarapuava e Bituruna. Neste projeto, serão mostradas as culturas ucraniana, eslavo-germânica e italiana de cada município. Também foi pauta da reunião o roteiro da micro-região “Cachoeiras Serra da Esperança” envolvendo os caminhos históricos e atrativos naturais da Área de Proteção Ambiental compartilhada pelos dois municípios. Guarapuava e Prudentópolis concordaram em solicitar o tombamento histórico da Estrada Estratégica BR 35, com o objetivo de proteger suas belezas naturais. Para finalizar, foi lançada a proposta de uma Rota de Integração Nacional, no edital do Ministério da Integração riqueza plantada no Paraná e cujas matérias-primas extraídas do campo podem ser convertidas pela agricultura familiar em alimentos coloniais, produtos cosméticos, cervejas artesanais e artesanato utilitário e decorativo.

Ainda na quinta-feira (01), foi realizada reunião para eleger a nova diretoria do Conselho Municipal de Turismo (Contur) que elegeu a chapa Presidente: Marcio de Sequeira (representante da Secretaria de Agricultura e Turismo), Vice-Presidente: Álvaro Grummt Filho, Secretária Executiva: Márcia Berbert, Primeiro Secretário: Márcio Fernandes, Segundo Secretário: Gilmar Fabiane. Após a eleição foram apresentados dois projetos para aplicativos de celulares. No Guia de Rua os visitantes de Guarapuava podem conferir uma lista de empresários que são conveniados. Outro app é o “Cultura Paraná”, lançado em maio deste ano e disponibilizado de forma gratuita pela Secretaria Estadual de Cultura. O aplicativo mostra em tempo real todos os eventos que estão acontecendo na cidade e que estão previstos para os próximos dias.

Guarapuava recebeu também a visita do Presidente da Paraná Turismo, Professor Manoel Jacó Garcia Gimenes para conhecer os projetos turísticos da cidade. “Guarapuava tem uma diversidade cultural muito grande, além de muitas riquezas naturais. Os projetos e roteiros turísticos são muito bons e precisam ser mais conhecidos, não só pelas pessoas que visitam a cidade, mas pelos moradores”, destacou o Presidente da Paraná Turismo.

Postado em 05/06/2017