Notícias

Três novas UBS passam a atender com horário estendido a partir desta quinta-feira, dia 1 de junho

29/05/2023

Ao todo, a partir do início do mês de junho, serão seis as UBS que terão horário estendido na cidade. Três delas, começaram a atender até as 21h desde o dia 15 de maio.

 

A partir desta quinta-feira, 1 de junho, a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), amplia os horários de atendimentos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos Bairros Vila Carli, Vila Bela e Bonsucesso, que ficam abertas ao público até as 21h. Os serviços se somam aos das UBS Planalto, Xarquinho II e Morro Alto, que, desde o dia 15 de maio trabalham com horário ampliado, ou seja, até as 21h. Destas seis unidades, quatro delas (Vila Carli, Vila Bela, Bonsucesso e Morro Alto) contam com atendimento médico. A outras, no entanto, oferecem procedimentos de rotina, tais como: aplicação de vacinas, aferição de pressão, inalação, dentre outros serviços que são encaminhados pelos profissionais de saúde. Quanto aos atendimentos médicos, estes serão realizados seguindo a ordem dos pré-agendamentos e livres demandas do dia conforme detalha o coordenador da Atenção Primária em Saúde de Guarapuava, Sergio Borack.  

 

“A partir do dia 1 de junho, as UBS Bonsucesso, Vila Bela e Vila Carli, terão o horário de atendimento estendido até as 21h. As Unidades oferecerão (no horário estendido) os serviços que oferecem durante o dia, como aplicação de injeção, inalação, vacinação e consulta de enfermagem, como cadastro de gestantes, preventivo, consulta de hipertensos e diabéticos, bem como, consultas de enfermagem. Os atendimentos médicos serão por pré-agendamentos e livre demanda. Nas UBS Morro Alto, Xarquinho II e Planalto continuam sem atendimento médico, somente com os procedimentos como vacinação, administração de medicamentos, curativos, inalações, retiradas de pontos, aferição de pressão e consultas na área da saúde da mulher, como coletas e pré-natal”, detalha Sergio.