
Tradicional Trilha da Lua Cheia é retomada após pausa por conta da pandemia de Covid-19
07/03/2023
Durante o percurso, os participantes puderam admirar a fauna e a flora do Parque das Araucárias, reconhecendo a importância da conservação da biodiversidade.
Na noite desta segunda-feira (06), a Secretaria de Meio Ambiente realizou, em parceria com a Polícia Ambiental, a volta da Trilha da Lua Cheia, que havia sido suspensa por conta da pandemia de Covid-19.
O Parque Natural Municipal das Araucárias possui duas trilhas sinalizadas, território de diversas espécies da fauna e flora brasileira e foi neste caminho que na noite desta segunda-feira, os inscritos para a trilha puderam participar de um momento de aprendizado e autorreflexão.
A Trilha da Lua Cheia tem como objetivo proporcionar a população de Guarapuava uma visão diferente da trilha do Parque das Araucárias. A noite os hábitos dos animais que vivem no parque mudam e a falta de iluminação ajuda a perceber aspectos da natureza que durante o dia ficam escondidos. Durante o percurso, os participantes puderam admirar a fauna e a flora do Parque das Araucárias, reconhecendo a importância da conservação da biodiversidade.
“A gente está acostumado a percorrer a trilha durante o dia. Então, a noite dá um olhar diferente para nós nessa questão da fauna e da flora. Porque a luz da noite, pelo luar faz com que vejamos diferentes aspectos daquilo que a gente não vê durante o dia. Muitas espécies têm o hábito noturno e tudo fica mais perceptível a noite, como a questão do movimento das aves, o silêncio da cidade, tudo isso faz com que a gente pare e reflita não só na questão da biodiversidade, mas na nossa própria vida”, destacou a bióloga do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Maristela Procidonio Ferreira.
A ação teve grande procura da população, as inscrições para participar esgotaram em menos de quinze minutos. Suellen Rodrigues Calixto, foi uma das pessoas que conseguiu realizar a inscrição rapidamente.
“Eu já tinha vindo outras vezes durante o dia e eu gosto bastante aqui do parque. Eu queria fazer ela (trilha) à noite e nunca tinha feito. E ter também a oportunidade de ver a lua à noite dentro da trilha. Foi uma oportunidade de curtir uma coisa diferente aqui em Guarapuava”, comentou a participante.
Além de ser abrigo para diversos animais, o parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, área protegida pela Lei (LEI Nº 198/91), por conta de sua riqueza em recursos naturais. Como destaca Maristela, devido a grande procura pela experiência noturna, novas datas para a trilha já estão sendo pensadas.
“Hoje são poucos os que têm esse privilégio de ter uma unidade de conservação e nós temos uma aqui dentro da nossa cidade. Facilitando assim o acesso para visitação, tanto diurna como noturna. E, como tivemos um grande número de acessos em nossas redes pedindo pela abertura de novas inscrições, nós já estamos pensando nisso, a gente já se comprometeu com a população. No mínimo uma vez por mês a gente quer oferecer essa experiência nova para a comunidade” ressalta a bióloga.