
Tradicional pescaria do Dia do Trabalhador promove competição e alegria em Guarapuava
01/05/2023
Desde a noite de domingo, muitas pessoas estavam com suas barracas armadas e molinetes a postos, esperando a liberação da Secretaria da Agricultura para começar a pesca, que teve início às 6h desta segunda-feira, 1 de maio.
Como ocorre todos os anos, o dia 1 de maio em Guarapuava é marcado pela tradicional Festa do Trabalhador, em celebração ao seu dia.
Diversas são as atividades que deixam o Parque do Lago muito mais colorido e repleto de pessoas que vão até aquele local, um dos lugares mais belos da cidade, para festejar e comemorar as conquistas do ano junto com a família e amigos. No entanto, a tradicional pescaria do Dia do Trabalhador é um evento à parte.
Desde a madrugada de domingo, muitas pessoas estavam com suas barracas armadas e molinetes a postos, esperando a liberação da Secretaria da Agricultura para começar a pesca, que teve início às 6h da manhã, deste 1 de maio. E o momento é um dos mais bonitos e revela o espírito de amizade entre as pessoas, sem deixar de lado a competição acirrada e a disputa pelos prêmios generosos.
“A pescaria é um dos eventos mais bonitos em nossa cidade no Dia do Trabalhador. É maravilhoso ver pessoas da família pescando e competindo de uma forma saudável, sempre com muito respeito e alegria. Eu me sinto muito feliz em ver esta atividade durante a Festa do Trabalhador. Para o próximo ano, se Deus quiser, teremos de novo nosso evento com a pesca tradicional. Muito obrigado a todos os que participaram”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
O secretário da Agricultura, Itacir Vezzaro, pontua que a pescaria no Lago é muito importante dentro das programações que marcam a data em Guarapuava, por se tratar de uma atividade que, sobretudo, reúne a família e aguça a amizade entre as pessoas.
“Eu acredito que boa parte dos guarapuavanos gostam de pescar e a pesca é um desafio para todos. A brincadeira é justamente essa, o pescador fisgar o peixe e poder contar depois para os amigos e familiares. Além disso, há a premiação para os primeiros colocados. Isso anima a todos”, falou o secretário.
A competição é organizada pela Secretaria de Agricultura do município e premia pescadores do primeiro ao terceiro lugares, nas categorias “peixe mais comprido” e “peixe mais pesado”. Este ano, a exemplo do ano passado, os classificados receberam a premiação em costela bovina, sendo que para os primeiros colocados, além de 15 quilos de carne, a organização ofereceu um aparelho de televisão de alta definição. Desta forma, o segundo colocado recebeu 10 quilos de costela e o terceiro, cinco quilos. A quantidade foi a mesma para as duas categorias.
Confira quem foram os ganhadores da pescaria este ano:
Categoria: Peixe Mais Comprido:
3º lugar: Jorge Luiz Ferencz – Peixe com 64 centímetros.
2º lugar: Ivaldo de Lima – Peixe com 65 centímetros.
1º lugar: Daniel de Lima – Peixe com 66 centímetros.
Categoria: Peixe Mais Pesado:
3º lugar: Jeferson Souza – Peixe com dois quilos e quarenta e cinco gramas (2,045kg).
2º lugar: Jhonata Martins e David Martins (dupla) – Peixe com dois quilos e duzentos e vinte gramas (2,220kg).
1º lugar: David Martins – Peixe com dois quilos e duzentos e trinta e cinco gramas. (2,235kg).