Terrenos baldios são tema de reunião na Prefeitura de Guarapuava

13/02/2017

Na manhã dessa segunda-feira (13), representantes das Secretarias de Habitação, Procuradoria, Ouvidoria, Fiscalização e Surg estiveram reunidos para discutir soluções sobre os terrenos baldios em Guarapuava. “Hoje, a cidade tem mais de 8 mil terrenos baldios não utilizados que acabam sendo ocupados por mato e lixo. Isso contribui para o aparecimento de animais peçonhentos e ainda a proliferação de insetos, como o mosquito da dengue, o que deixa a população em risco”, explica o Secretário de Habitação e Urbanismo, Flávio Alexandre.

Na reunião foram discutidas as medidas já implantadas pela prefeitura e ainda novas sugestões para acabar com o maior problema urbanístico, que são os terrenos baldios sem utilização.  Em dezembro do ano passado, foi aprovada a lei que aumenta o valor do IPTU para os proprietários de terrenos baldios no município. A alíquota do imposto que era de 1,6% passou para 3%. Além disso, o imposto é progressivo, ou seja, a cada ano que o terreno continuar a ser mal utilizado o valor da alíquota dobra, podendo chegar até a 15%. “Um terreno de 300m², por exemplo, pode receber uma multa de até R$1795 reais, ou seja, financeiramente é mais vantajoso que o proprietário limpe o terreno”, explica o Secretario.

Desde o início do ano já foram solicitadas à prefeitura 150 limpezas de terrenos baldios, por isso a reunião também teve como objetivo organizar o fluxo de trabalho das solicitações de limpeza para fazer o sistema fluir melhor.