Notícias

Tenista de Guarapuava Gustavo Almeida, é campeão da Copa Davis Júnior na Turquia

11/11/2022

Gustavo começou seus treinos no Projeto Tô no Tênis, no Clube Guaíra, em Guarapuava, que tem Agnaldo Almeida Silva como um dos seus idealizadores. Atualmente, mais de 70 crianças e adolescentes participam dos treinos.

 

Segundo os ditos populares, todos nascem com uma estrela que lhe guia pela vida afora. Esta condição ninguém discute, pois os anos de evolução humana comprovam isso. Mas neste ínterim, há algo completamente inexplicável e que foge de qualquer crença ou filosofia: diz-se do nascimento da própria estrela em forma de pessoa e com habilidades que vão para além do real… Surreal, talvez…

 

O jovem tenista guarapuavano Gustavo Ribeiro de Almeida, de 16 anos, é a tradução perfeita de uma estrela viva que mostrou a que veio e abriu todos os caminhos no céu infinito dos sonhos e da beleza incondicional de se fazer o que ama.

 

Ao lado dos colegas tenistas João Fonseca e Pedro Rodrigues, Gustavo Almeida trouxe para o Brasil um título inédito, o de campeão da Copa Davis Júnior ao bater os Estados Unidos por 2 a 0 na grande decisão, em 6 de novembro, na cidade de Antalya, na Turquia. Os brasileiros saíram invictos do torneio.

 

A final começou com Gustavo Almeida enfrentando Meecah Bigun e marcando o primeiro ponto com o placar de 7/6 6/0. A segunda partida foi do top 50 juvenil João Fonseca, diante de Kaylan Bigun. E o brasileiro não deu chances e venceu por 6/4 6/1, tirando a necessidade da partida em duplas para o desempate.

 

Conforme Gustavo, que abriu os duelos da final, o momento mais marcante e decisivo da Copa Davis foi na semifinal. A equipe empatou nos confrontos individuais e reverteu um 4/0 nas duplas.

 

 “Foi contra os italianos que ganhamos a confiança para chegar com força máxima na final. Depois daquele confronto, sabíamos que não teríamos adversidades suficientes para tirar a nossa vitória,” comentou o tenista guarapuavano.

 

O torneio é realizado desde 1995 para atletas de até 16 anos e esse é o melhor resultado do Brasil desde 2006, quando o País conquistou o terceiro lugar na Espanha, com André Stábile, Fabrício Neis e Henrique Cunha.

 

SOBRE O TENISTA DE GUARAPUAVA

 

Nascido em Guarapuava em 2006, Gustavo é de origem pobre e seu primeiro contato com o esporte se deu dos três aos quatro anos de idade, por influência de seu pai, que trabalhava no Clube Guaíra, que abriga, há mais de duas décadas, o Projeto Tô no Tênis.

 

“Eu comecei pela influência do meu pai, que era funcionário do clube. Nós pulávamos o muro (do clube) para bater uma bola no paredão. Entrei para o projeto social (Tô no Tênis) e, em 2019, eu fui para o Instituto Ícaro, em Curitiba, na Academia DM Tênis, onde eu treino até hoje”, contou o atleta.

 

ANJO-DA-GUARDA

 

Quem fizer uma análise da palavra composta “Anjo-da-guarda” (isso mesmo, com hífen), vai notar que se trata de uma expressão metafórica e se refere à pessoa que protege e defende outra. Nada mais apropriado para descrever Agnaldo Almeida Silva, um homem que, além de sonhador, carrega em si a essência paternal e a dádiva de cuidar e proteger pessoas, sobretudo, crianças e adolescentes que cruzam seu caminho. Ao longo dos anos, por meio do esporte, em especial pelo Tênis, muitas vidas foram transformadas para melhor sob a orientação do professor que possui a leveza e a candura, qualidades naturais dos educadores.  

 

Agnaldo é um dos idealizadores do Projeto Tô no Tênis do Clube Guaíra. Segundo destaca, muito mais do que treinar crianças com bola e raquete, a intenção é a de formar pessoas para a vida.

 

Atualmente, mais de 70 crianças participam dos treinos e muitos deles se destacam e chamam a atenção pelo desempenho e possibilidades de crescimento no esporte, conforme pontua o treinador.

 

“Eu digo sempre, que aqui, no Projeto Tô no Tênis, nós cuidamos das crianças. Quando o menino ou a menina vêm para cá, em pouco tempo, notamos uma mudança para melhor na vida deles. Foi isso que aconteceu com o Gustavo que agora está se destacando mundialmente. Eu falo com ele praticamente todos os dias. Ele é um menino que merece todo sucesso do mundo. Conversamos sobre as competições, sobre os projetos. Eu digo que ele é um diamante que já veio lapidado e que vai crescer muito mais ainda. Tenho certeza de que vou vê-lo nos mais altos pódios, disputando os mais importantes torneios do mundo”, destaca Agnaldo emocionado.

 

Aos nove anos de idade, Gustavo já se mostrava um prodígio e ainda em 2015, já colecionava diversos títulos. À época, o atleta do Projeto Tô no Tênis havia participado de duas competições de destaque e consideradas importantes para o esporte do Paraná. A primeira foi em Ponta Grossa, em fevereiro daquele ano, quando conquistou o segundo lugar na Primeira Etapa do Juniores Séries. Já em junho, quatro meses depois, Gustavo conquistou o primeiro lugar após o ótimo desempenho no Campeonato Paranaense, em Londrina, defendendo a categoria 9/10 anos. “Desde os meus três anos, eu frequento o projeto e nunca pensei em parar, pois os treinos nos incentivam a jogar e competir. Gosto sempre de estar preparado para as competições e espero ganhar muitos troféus ainda pela cidade”, contou o menino, na ocasião a uma reportagem feita pela Secretaria de Comunicação (SECOM) da prefeitura de Guarapuava.

 

O tempo passou, Gustavo cresceu e se desenvolveu não apenas fisicamente. A qualidade de seu desempenho só aumentou e hoje, o jovem atleta colhe a safra farta de uma semente que foi plantada lá no início, com um projeto social.

 

“Por onde eu for, jamais vou me esquecer do Projeto Tô no Tênis e do trabalho do professor Agnaldo. Ele é um verdadeiro pai para todos os que participam dos treinos. Este projeto abriu todas as portas para mim e eu sou eternamente grato. Espero um dia poder retribuir e fazer por outros o que fizeram por mim. Muito obrigado, de coração”, expressou Gustavo.

 

Em viagem de trabalho ao exterior, o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, enviou nota de felicitações ao tenista. De acordo com Celso, investir no esporte é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de uma sociedade. “Eu expresso minhas felicitações ao tenista Gustavo pelas conquistas e digo que é um orgulho muito grande acompanhar seu sucesso. Não deixo de parabenizar também, ao professor e treinador Agnaldo que desenvolve este trabalho tão bonito e social que é o Projeto Tô no Tênis. Investir em esporte é investir em vida e acreditar nas pessoas”, destacou o prefeito.