Notícias

Técnicos recebem capacitação para uso de novo equipamento de combate à Dengue

19/11/2021

Nesta sexta-feira (19), no auditório do Centro de Especialidades, técnicos da Vigilância Sanitária e Ambiental receberam uma capacitação sobre o uso das nebulizações em Ultra Baixo Volume-UBV costal motorizada. O treinamento foi ofertado pela 5ª Regional de Saúde.  

 

Atualmente o município conta com três destes equipamentos, que têm como função o combate à Dengue, principalmente para o controle do vetor da doença pulverizando o inseticida.

 

O uso da Bomba Costal é preconizado conforme estabelecido nas Diretrizes Nacionais para Prevenção e Controle da Dengue somente quando há necessidade do controle de surtos e epidemias.

 

“Até o momento não tivemos necessidade de utilizar em nosso município, porém não descartamos há possibilidade da aplicação do inseticida caso ocorra algum caso autóctone ou surto”, explica Suzana de Souza, diretora do Departamento de Vigilância Ambiental.

 

Por ser uma metodologia de uso emergencial e complementar às demais técnicas de enfrentamento é preciso continuar as ações de eliminação de focos do mosquito, através da conscientização e educação de cada morador. “A melhor maneira de se evitar a propagação da Dengue é continuando com a prevenção através dos cuidados com água parada nas residências”, finaliza Suzana.