Teatro Municipal recebe alunos das escolas e da APAE de Guarapuava

14/04/2022

Nesta quarta-feira (13), o Projeto Marina Karam Primak realizou a primeira exibição do espetáculo “A História da Princesa Azul”. As gravações ocorreram no ano passado pelo Centro de Artes La Bayadere, mas nem todos puderam prestigiar. Pensando nisso, com o apoio do Departamento de Cultura, serão exibidas quatro sessões nos dias 13 e 14 de abril. O objetivo é levar a arte aos alunos da rede municipal de ensino e educação especial.

“É muito lindo o amor que a Marina transmitiu e transmite. Hoje ela é uma estrela que ilumina a cada um de nós, e cada lágrima derramada por quem assiste, com certeza não é de tristeza, mas de muita alegria, pois ela é um ser de luz”, ressaltou a professora Claudia Barbosa.

A história conta a trajetória inspiradora da pequena Marina Karam, que deixou um belo legado por sua luta, ternura e força. Para a autora Claudineia Schinemann, compor o texto foi uma tentativa de atenuar a dor. “Escrevi para que, de algum modo, esse conto de fadas pudesse ser um colo, um acalento, um abraço para os pais”, declarou.

Quem pôde acompanhar esse conto de fadas da vida real foram os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE ) de Guarapuava. Sob olhares atentos e de muita admiração, a emoção tomou conta do Teatro Municipal.

“Para nós esse momento está sendo único, tanto para os professores quanto para os alunos, pois todos que estão aqui presentes têm cognitivo para entender essa peça de teatro. A Marina sempre esteve muito presente na nossa escola com as nossas crianças e alunos, então estar hoje aqui é uma emoção indescritível, a gente se coloca dentro da história e se emociona demais”, enfatizou a  presidente da APAE, Marcia Cristina Faria.