Notícias

Surg e Secretaria de Meio Ambiente alertam sobre descarte incorreto de lixo em Guarapuava

15/07/2019

Manter a cidade limpa e executar ações de preservação ao meio ambiente é um trabalho contínuo da Surg (Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente que realizam limpezas diárias nos bairros e promovem ações de educação ambiental. No total, são quatro equipes trabalhando na fiscalização e orientação dos moradores na cidade. Mesmo assim, a alta produção diária de lixo, aliada ao descarte incorreto desses materiais colaboram para a formação de um cenário preocupante em alguns locais do município. “Temos pontos de descarte e acúmulo constante de lixo como nos bairros Concórdia, Paz e Bem, Jardim das Américas ou bairros centrais”, afirmou o diretor administrativo e engenheiro civil da Surg, Sandro Russo Valera.

Um desses pontos onde a destinação incorreta de lixo é frequente fica no bairro Santana. Em um local específico da região foram realizadas três limpezas em menos de um mês. “Infelizmente é um ponto, como outros existentes na cidade, onde o trabalho é feito frequentemente, mas não gera resultados duradouros. Tão logo a equipe faz a limpeza do local, o descarte e acúmulo de lixo volta a ocorrer e temos que voltar para realizar o mesmo trabalho”, explicou Sandro.

Entre os materiais descartados com frequência estão pneus, televisão e resíduos sólidos. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo, os próprios moradores têm feito denúncias à Secretaria sobre as ocorrências. “Temos promovido algumas ações para evitar esse descarte incorreto, promovendo a educação ambiental. Também estamos atentos as denúncias recebidas pelos moradores e atuamos de forma rápida nesses locais. Para reforçar ainda mais a conscientização sobre o tema, estamos articulando novas formas de mobilizar a população”, destacou o secretário.

Em Guarapuava, a coleta do lixo reciclável segue o cronograma dos operadores ecológicos. Já os resíduos sólidos e orgânicos podem ser levados pelo caminhão de coleta da Surg, que passa semanalmente nos bairros. Para aqueles que geram um volume significativo de descarte de lixo, o recolhimento do material pode ser solicitado pelo telefone 153, número que também recebe denúncias.

Confira o cronograma da coleta seletiva:

Segunda-feira – Centro (a partir das 8h); Santa Cruz (Tarde); Entre Rios (dia todo)

Terça-feira – Trianon (tarde); Entre Rios (dia todo); Cristo Rei, Bonsucesso e São Cristovão (tarde)

Quarta-feira – Centro (a partir das 8h); Batel (tarde); Vila Carli (tarde) ; Entre Rios (dia todo)

Quinta-feira – Vila Buck (manhã); São Cristovão (manhã) Bairro dos Estados, Bonsucesso (rodoviária), Praça da Fé e Núcleo Padre Chagas (tarde); Entre Rios (dia todo)

Sexta-feira – Centro (a partir das 8h); Santana e Alto da XV (manhã e tarde)

Abaixo, confira imagens do antes e depois do serviço de limpeza.

Publicado em: 15/07/2019