
SPPM recebe comitiva da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa no município
18/08/2023
A visita foi realizada com o objetivo de conhecer o CRAM de Guarapuava e o Núcleo Maria da Penha.
Na tarde desta quinta-feira (17), a prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIPI).
A comitiva composta pela coordenadora de Enfrentamento às Violências contra as Mulheres , Juliani Souza dos Santos, e pelas psicólogas Carmen Zadra e Larissa Sayuri Yamaguchi, vieram até o município para conhecer o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE) de Guarapuava.
“Essa visita da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa nos mostra que estamos construindo uma política pública de enfrentamento à violência contra as mulheres em âmbito estadual de maneira coletiva e eficaz. Saber que a Secretaria está nos ouvindo e está levando em consideração a nossa realidade, as nossas necessidades e experiências exitosas que tivemos para serem replicadas em outros lugares e também trazendo sugestões para que possamos melhorar, nos mostra que a gente está construindo uma política estadual eficiente e comunitária”, destacou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran.
A visita teve o objetivo de conhecer o NUMAPE e a realidade do CRAM, para mapear os serviços dos Centros de Referência do Estado. De acordo com a coordenadora Juliani Souza dos Santos, a SEMIPI está em aproximação junto às redes de enfrentamento de violência contra a mulher do Estado, principalmente às redes que possuem o Centro de Referência de Atendimento à Mulher, tanto para a qualificação da oferta do serviço prestado, quanto para subsídios para a expansão da oferta do CRAM em municípios que não o possuem, para trabalhar as questões necessárias de atendimento às mulheres em situação de violência nos municípios.
“É uma experiência exitosa, ver toda a experiência da equipe, começando pela secretária Priscila Schran, e também toda a equipe técnica. Nós saímos daqui com muitas informações qualificadas para subsidiar as nossas construções em nível de gestão de Estado, para ampliar isso para os municípios que não têm essa experiência como Guarapuava tem”, expressou Juliani.
A coordenadora do CRAM, Thalyta Buco, ressaltou a visita como gratificante pelo trabalho reconhecido em Guarapuava.
“É muito importante ter elas aqui, porque é uma forma de elas verem o nosso trabalho e pela nossa experiência, talvez difundir e orientar outros CRAMs que possam nascer no futuro”, disse Thalyta.
Ao fim da visita, a comitiva ainda visitou a obra da Casa da Mulher Brasileira (CMB), que é um centro de atendimento humanizado e especializado no suporte à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço, apoio jurídico, social e psicológico.
“O principal objetivo da CMB é integrar os serviços da Rede de Enfrentamento à violência contra as Mulheres em um só local, evitando, portanto, a revitimização e garantindo um atendimento integral. A cidade de Guarapuava será a segunda no Paraná a receber o espaço. Por enquanto, apenas a cidade de Curitiba possui a CMB”, finalizou a secretária da SPPM.
Veja a galeria completa, AQUI.