SPPM e Procon Guarapuava realizam mesa de debates em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e ao Dia do Consumidor

10/03/2023

O evento contou com a presença de Claudia Silvano, diretora do PROCON-Paraná.

Mulheres no Mercado de Consumo foi o tema da mesa de debates realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), em parceria com o PROCON de Guarapuava, que contou com a presença de Claudia Silvano, diretora do PROCON-Paraná, na noite desta quinta-feira (09). O evento, que ocorreu no Teatro Municipal Marina Karam Primak, teve o objetivo de promover uma discussão integrada sobre como as mulheres estão inseridas no mercado de consumo.

“A gente percebe que as pessoas necessitam e têm vergonha, inclusive, de se colocar no mercado de trabalho porque está com o nome sujo. O PROCON vem para proteger essas pessoas e ele tem tudo a ver com a política pública e com a política pública para as mulheres. O trabalho que nós estamos fazendo no PROCON, provavelmente é um exemplo para o Paraná e talvez para o Brasil. E nós queremos que isso continue em todas as áreas”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

A mesa foi mediada pela coordenadora do PROCON-Guarapuava, Luana Esteche e contou ainda, com as presenças da secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Priscila Schran, da procuradora-geral do município, Franciele Lacerda de Pieri, da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Campo Real, Vanessa Lobato, da deputada estadual Cristina Silvestri e da palestrante, a diretora do PROCON-PR, Claudia Silvano.

“O Procon trouxe para nós uma perspectiva muito interessante do papel da mulher no mercado de consumo. Além de ela ter um poder de decisão sobre o consumo da própria família, isso traz também a questão de que consumir é uma das coisas que garante nossa vivência. A gente consome alimentos, consome serviços, viagens, faculdade. Em todos os papéis, somos consumidores e consumidoras e isso também traz a perspectiva do endividamento que muitas mulheres acabam tendo. É um superendividamento por conta de um consumo que nós não conseguimos alcançar por tantas exigências. Esse endividamento acaba também bloqueando direitos. A pessoa não consegue alugar uma casa, porque está com o nome sujo, não consegue se desenvolver plenamente. Então, essa perspectiva do direito do consumidor e da consumidora foi ampliado, para mim, depois desta conversa”, destacou Priscila Schran.

Luana Esteche, coordenadora do PROCON-Guarapuava e Presidente do Fórum dos PROCONS Municipais, ressaltou a importância do tema para a sociedade.

“Ao longo do tempo, as mulheres tiveram várias conquistas, dentre elas, a participação ativa no mercado de consumo. Hoje, as mulheres pautam aproximadamente oitenta por cento de todo o consumo brasileiro. Por isso, é muito importante discutir esse assunto para que possamos ver como o mercado está direcionando esses produtos para as mulheres, e como a publicidade tem se portado em relação à presença feminina nesse meio. Tudo isso deve resultar na coibição de peças e anúncios enganosos e abusivos”, ressaltou a coordenadora.

A publicidade abusiva foi um dos assuntos tratados na noite. Publicidades para o dia da mulher foram postas em pauta como um assunto delicado, por tratar a mulher com muitos estereótipos. A diferença de preço aplicado nos produtos femininos também foi tema do debate.

Em sua segunda vez em Guarapuava, Claudia Silvano agradeceu o convite para participar do evento e comentou sobre a relevância do tema promovido.

“Eu gosto muito de Guarapuava. É uma cidade super acolhedora, superbacana e um evento como este, promovido pelo PROCON, é de extrema relevância. Precisamos entender que a mulher é também aviltada no ambiente de consumo. Não existe, em algumas situações, igualdade de preços entre produtos para homens e produtos para as mulheres. A mulher normalmente é vinculada em mensagens publicitárias a uma ação sexista. Por isso, eu reafirmo a importância deste debate”, sublinhou a diretora Claudia.

Nome importante dentro do mercado de consumo, Claudia Silvano sempre trabalhou pelo direito do consumidor à frente do PROCON-PR. Luana Esteche falou deste protagonismo.

“A doutora Claudia, além de ser uma amiga muito querida, é um ícone. É um ícone como mulher e um ícone de superação. Ela está sempre pautando a questão do direito do consumidor paranaense. Então, é muito importante a presença dela aqui hoje, principalmente porque consegue passar toda essa experiência como mulher e vencedora, dentro desse ramo político que é um cargo de direção que, primordialmente, era destinado aos homens”, concluiu Esteche.

Para Luana Moraes da Silva, acadêmica de Direito, a mesa de debates foi muito importante, tanto para seus estudos como para sua vida pessoal.

“Eu vim com os meus amigos através da faculdade que divulgou o evento para nós. Divulgaram que seria muito produtivo, ainda mais para a nossa turma que está no primeiro período. E, realmente, foi muito interessante. Foram tratadas de questões sobre o consumo da mulher e eu, particularmente, gosto muito. Como historiadora formada, eu gosto bastante de assuntos de gênero, principalmente envolvendo a mulher”, comentou a universitária.

O evento contou ainda com uma apresentação de dança realizada pelo Coletivo independente MOVEment e com as presenças de vereadoras, secretárias municipais, representantes de entidades do município e membros da sociedade civil.