Notícias

SPPM promove encontro com lideranças femininas da prefeitura de Guarapuava

25/01/2023

O evento contou com a presença das secretárias municipais e das mulheres em cargos de decisão do poder executivo.

 

Com o intuito de dar continuidade ao projeto 50/50, e discutir as ações do mês da mulher, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM) promoveu na manhã desta quarta-feira (25), o “Café da manhã com as lideranças femininas” para as secretárias e servidoras com cargo de decisão na administração municipal. 

 

Neste início do nosso terceiro ano frente ao executivo municipal, vamos primar pela equidade e igualdade de gêneros, mas com base na competência de cada um e cada uma. Este é um importante passo para a gestão pública, que insere a mulher no protagonismo que lhe é de direito, em seu papel fundamental, por meio da paridade”, destacou o prefeito Celso Góes. 

 

“Quando mulheres apoiam mulheres e compartilham ideias e experiências, coisas incríveis acontecem. E é exatamente este o intuito de realizar este encontro aqui hoje. Quando conseguimos ter apoio, dar força e entender uma à outra, conseguimos fazer a diferença e transformar diversos setores da sociedade”, enfatizou a secretária da SPPM, Priscila Schran de Lima.

 

Além disso, o evento foi marcado pela discussão em relação à programação da comemoração aos 10 anos da SPPM.

 

“No próximo dia 8 de março, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres completa 10 anos. E precisamos que principalmente este ano, seja comemorado com grande ênfase e destaque. Por isso, reunimos as lideranças femininas do poder executivo para podermos juntas debater referente às comemorações que serão realizadas durante todo o mês de março”, explicou Priscila. 

 

“Além disso, gosto de frisar que todo ano, a cada aniversário que completamos, o mais importante é subir mais um degrau com avanços na criação de políticas públicas em favor da vida das mulheres. Este é o nosso maior propósito”, finalizou a secretária.

 

O mês de março de 2023, será marcado por diversas ações em favor da evolução na criação de políticas públicas para mulheres. E além disso, o mês contará com uma programação intensa em comemoração aos 10 anos da SPPM. Em breve será divulgado mais informações sobre o assunto. 

 

INICIATIVA 50/50

 

Em 2016, a ONU Mulheres, lançou a iniciativa global “Por um planeta 50/50 em 2030, um passo decisivo para a igualdade de gênero”. Com compromissos concretos assumidos por mais de 90 Países, o projeto pontua que construir um Planeta 50/50 depende de todos – mulheres, homens, sociedade civil, governos, empresas, universidades e meios de comunicação. Para isso, é necessário que eles trabalhem de maneira determinada, concreta e sistemática para eliminar as desigualdades de gênero.

 

Guarapuava é signatária da Agenda 2030 da ONU, desde o início da gestão do prefeito Celso Góes, iniciada em janeiro de 2021. Portanto, a atual gestão tem o compromisso com a construção de uma cidade 50/50, já assumido no Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, que estabeleceu sua visão e determinação em cumprir com este compromisso.