
SPPM participa de reunião técnica com a Secretaria do Estado da Mulher e da Igualdade Racial, em Curitiba
31/05/2023
A reunião visa a criação e o avanço das políticas públicas voltadas ao atendimento às mulheres em situação de violência no estado do Paraná. Bem como, a aproximação dos municípios com o governo do estado e uma maior articulação entre eles.
Nos dias 29 e 30 de maio, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) participou da reunião técnica “O CRAM na Prática”, representada pela secretária Priscila Schran, a Coordenadora do Centro de Referência de Atendimento à Mulher de Guarapuava (CRAM), Thalyta Forquim Buco e a assistente social Ana Gessica da Silva. O evento foi realizado pela Secretaria do Estado da Mulher e da Igualdade Racial, no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias em Curitiba.
A reunião visa a criação e o avanço das políticas públicas voltadas ao atendimento às mulheres em situação de violência no estado do Paraná. Bem como, a aproximação dos municípios com o governo do estado e uma maior articulação entre eles.
Em um primeiro momento, os presentes participaram da palestra “Reflexões sobre o Ciclo da Violência”, ministrada pela professora Roseni Inês Marconato Pinto, e posteriormente cada município apresentou as ações do CRAM de sua localidade.
Na ocasião, a equipe de Guarapuava apresentou a estrutura física e de recursos humanos do CRAM, os serviços ofertados, os diferenciais do serviço no município e as demandas para intervenção do Estado.
Entre os diferenciais, a equipe apresentou os programas Emancipar, Auxílio Moradia Emergencial, Programa A Voz Delas em parceria com o Centro Universitário Campo Real, o Programa Maria da Penha nas Escolas, a Casa da Mulher Brasileira, Programa Potencial Feminino, entre outros.
Já entre as demandas apresentadas, estão o cofinanciamento estadual, a proposta de um programa de proteção à Mulher em risco de morte e revisão de protocolos e diretrizes para o atendimento às mulheres.
Para finalizar o evento, a Secretaria do Estado da Mulher e da Igualdade Racial propôs a criação de um grupo de trabalho para revisão das diretrizes de atendimento às mulheres em situação de violência e a elaboração de documento para orientação e padronização dos serviços de atendimento às mulheres, do qual Guarapuava fará parte.
Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Guarapuava, Priscila Schran, o evento possibilitou diversas trocas de conhecimento e experiência entre os municípios para criar políticas públicas a favor das mulheres paranaenses, além de mostrar o trabalho já desenvolvido no município.
“Hoje o CRAM de Guarapuava tem várias políticas públicas que podem ser uma saída para as mulheres em situação de violência, e poder apresentar esses diferenciais a todo Estado, mostra que nossas práticas podem contribuir na construção de uma política pública de maior alcance a todos os municípios paranaenses”, destacou a secretária.