
SPPM dá início a novos cursos do Programa Potencial Feminino Eixo Itinerante, no distrito do Guairacá
26/04/2023
Os cursos são gratuitos e cerca de 100 pessoas, tanto homens quanto mulheres, estão participando.
A prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), realizou, na tarde desta quarta-feira (26), o lançamento oficial dos cursos profissionalizantes do Programa Potencial Feminino Eixo Itinerante no distrito do Guairacá.
São ofertados ao distrito os cursos de confeitaria, mecânica de motocicletas, elaboração de salgados, corte e costura e panificação básica. Nesta quarta-feira, ocorreu a apresentação das unidades móveis do SESI/SENAI, onde as aulas são ministradas. A estrutura comporta equipamentos para os vinte dias de curso.
As aulas dos cursos de confeitaria e elaboração de salgados começaram um pouco antes, neste dia 26, foi a vez dos cursos de mecânica de motocicletas e corte e costura terem o seu lançamento, já as aulas do curso de panificação básica terão início no dia 9 de maio. Os cursos são gratuitos e cerca de 100 pessoas, tanto homens quanto mulheres, participam.
Com o Programa Potencial Feminino Eixo Itinerante, a prefeitura traz o desenvolvimento, a oportunidade do aumento de renda e a qualificação profissional aos moradores do distrito, medida requisitada pelo prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
“Era um compromisso meu, enquanto prefeito, levar ao Guairacá mais oportunidades. É uma comunidade unida e que sempre participa conosco. As daqui estão sempre pedindo por melhorias. Esses cursos de forma gratuita oportunizam aos moradores do distrito qualificação profissional com o que existe de melhor no mercado, por meio do SESI e SENAI. Espero que todos possam aproveitar e que isso realmente mude a vida deles para melhor”, pontuou o prefeito.
Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, levar os cursos profissionalizantes da Secretaria para cada vez mais pessoas, é motivo de realização.
“Esta é a segunda comunidade que trazemos o Potencial Itinerante e é a primeira vez que a prefeitura traz cursos profissionalizantes dessa envergadura para cá com profissionais de qualidade. Então, para nós, é motivo de muita alegria e muito orgulho realizar isso hoje, porque é um recurso público sendo aplicado onde a nossa cidade precisa. Foi pedido do nosso prefeito que a gente trouxesse neste semestre o Potencial Itinerante para a comunidade do Guairacá e a comunidade está respondendo bem. Todas as turmas estão completas e o pessoal está participando. Com certeza isso traz ainda mais oportunidades para essas pessoas que já têm um bom potencial, para que elas aprendam e consigam continuar lapidando os seus aprendizados”, ressaltou a secretária.
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, por meio de recursos públicos disponíveis pela prefeitura, compra os cursos do SESI/SENAI e os oferece à população gratuitamente. O coordenador de educação do SESI/SENAI, Marcos Maria, destacou a importância de a instituição participar desta ação.
“Para nós, a importância de nós conseguirmos chegar nos distritos mais distantes com essa estrutura é muito legal. O município consegue comprar os cursos, comprar a estrutura e a gente consegue atender o público que às vezes não conseguiria ir todos os dias às aulas presenciais na nossa unidade na cidade. Pela distância, pela dificuldade de locomoção todos os dias. Então, para nós é importante conseguirmos essa parceria com o município e estar aqui com essa estrutura para atingir um público que não teria a oportunidade de fazer um curso profissionalizante”, salientou o coordenador.
Fátima Aparecida dos Santos, aluna do curso de confeitaria, comentou que mesmo em pouco tempo já está aprendendo muito com as aulas.
“Eu queria aprender, pois eu não sabia nada sobre confeitaria. Sabia fazer o básico, mas não assim profissionalmente. Mas eu queria aprender. Estou gostando muito e aprendendo bastante, é muito bom”, comentou Fátima.
A aluna Márcia Ferreira dos Santos, do curso de corte e costura, disse estar bastante animada com o início das aulas e disse que pretende investir em um empreendimento para garantir uma nova renda.
“Eu quero aprender uma coisa nova, porque sobre comida vai ter bastante gente para ensinar para nós, mas a costura aqui (no distrito) são poucas pessoas que ensinam. Então, eu quero aprender uma coisa nova. E eu quero aprender para ter uma renda, a gente não tem nem onde encomendar um uniforme de criança aqui no Guairacá. Então eu acho que achei uma oportunidade de ganhar dinheiro com isso”, relatou Márcia.
No distrito do Guairacá, as motos são muito utilizadas como transporte e são raros os mecânicos na região para poder socorrer quem precisa. Este foi um dos motivos que fizeram Joelson Monteiro, aluno do curso de mecânica de motocicletas, a se inscrever nas aulas.
“Eu escolhi primeiramente por uma vontade minha, era um desejo. Segundo, porque quem, como eu, é usuário de moto aqui e sempre vive pedindo para alguém arrumar. Não há mecânico de motos no lugar e quem sabe, futuramente, eu farei isso. Eu sempre fui curioso. Mesmo não sabendo o nome da peça, eu sempre gostei de desmontar e montar automóveis e aí eu optei e aproveitei também para vir e incentivar alguns mais novos da comunidade. Sinto a necessidade de aprender e se surgir a possibilidade de empreender na vida, vamos fazer também. Conhecimento nunca é demais e eu gosto de aprender. Então, o curso vai fazer muito mais que me ajudar”, sublinhou Joelson.