Notícias

SPPM apresenta projetos e programas para a secretária estadual da Mulher e Igualdade Racial durante visita técnica em Guarapuava

05/05/2023

Além de apresentar as atividades e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, o encontro também possibilitou a entrega de duas reivindicações da Secretaria de Guarapuava à secretaria de Estado.

 

Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM) de Guarapuava recebeu a secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, no Paço Municipal. A visita técnica tinha como objetivo apresentar as atividades e projetos desenvolvidos pela SPPM para a secretária Dal Ponte e conhecer os projetos do governo do Estado.

 

“Esta visita da nossa secretária de Estado é muito importante para o nosso município. Possibilitar a conversa entre os órgãos e as secretarias municipais e estaduais ajudam a termos serviços melhores, de mais qualidade e com desenvolvimento coletivo. Juntos conseguiremos mais segurança para as nossas mulheres, mais respeito e igualdade. Guarapuava é referência neste assunto e é uma satisfação enorme poder fazer parte disso. Espero que a secretária Leandre leve bons frutos daqui e saiba que pode contar com o nosso município”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.

 

Entre os projetos apresentados no encontro pela secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, foram destacados o Programa Acelerador de Lideranças Femininas, o projeto Maria da Penha nas Escolas e o protocolo de atendimento da Polícia Militar para as vítimas de violência.

 

“Para nós foi uma honra poder apresentar os projetos desenvolvidos pela nossa Secretaria que podem ser escaláveis para o Governo do Estado replicar em outros municípios. Nós, ainda levamos a secretária para visitar dois equipamentos da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres. Fomos até a Delegacia da Mulher, que é um órgão de responsabilidade do Governo do Estado, conversamos com a delegada e também visitamos o Núcleo Maria da Penha (NUMAPE), que hoje é serviço também do Governo do Estado, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), e garante o acesso à justiça gratuita para mulheres em situação de violência aqui em Guarapuava. Então, é importante essa transversalidade entre a Secretaria de Segurança Pública (SESP), a Secretaria da Mulher do Estado e do município”, ressaltou a secretária.

 

O encontro também possibilitou a entrega de duas reivindicações da Secretaria de Guarapuava, através da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Priscila Schran, e da vereadora e procuradora da mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner.

 

Entre os pedidos estão o de uma nova viatura para ser utilizada na Patrulha Maria da Penha, responsável por monitorar mulheres com medidas protetivas e que é suporte à Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do município, e o apoio do Estado para a concretização do Centro de Formação Continuada, projeto conjunto à Casa da Mulher Brasileira que está sendo construída na praça Santa Terezinha. O espaço servirá para a realização dos cursos profissionalizantes que são ofertados gratuitamente a população guarapuavana e fazem parte do Programa Potencial Feminino.

 

“A hora que eu entrei na sala meu coração chegou acelerar, porque é muito lindo ver o movimento que Guarapuava tem em relação às mulheres. Ontem passamos uma manhã toda discutindo como vamos melhorar a nossa rede de enfrentamento porque apesar de sermos referência nós ainda temos muitos passos a dar, mas tenho gratidão demais por ver realmente esse movimento tão grande das nossas mulheres”, comentou a procuradora durante sua fala.

 

O encontro também possibilitou que a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi, apresentasse as ações que estão sendo desenvolvidas para a implantação do Conselho da Igualdade Racial em Guarapuava.

 

“Vamos realizar assembleias para mobilizar os representantes. A meta é que até dezembro a gente apresente o plano municipal da igualdade racial para termos o fundo e ir em busca de recursos para igualdade racial para Guarapuava, que não temos e devemos ter. Os atendimentos que têm ocorrido são segmentados, mas com a instituição do Conselho de Igualdade Racial, do plano municipal e do fundo, nós vamos conseguir efetivamente ter políticas públicas de igualdade racial”, enfatizou Elenita.

 

A secretária de Estado, Leandre Dal Ponte, disse não ter dúvidas que sua visita a Guarapuava foi proveitosa e espera que o estreitamento, através da parceria, agora mais direta tendo o organismo municipal e o estadual, possa contribuir a cada dia, tanto com a gestão municipal, mas principalmente com as mulheres paranaenses e aquelas que vivem em Guarapuava.

 

“Três palavras resumem tudo isso, inspiração, reconhecimento e compromisso. Primeiro a gente se inspira muito vendo tudo que está sendo feito aqui em Guarapuava e como é importante todo esse trabalho. Reconhecer que o município realmente comprou essa pauta e está desenvolvendo políticas que estão transformando a história da vida de muitas mulheres. Então, a gente precisa parabenizar a administração municipal, através do prefeito Celso Góes, na liderança da nossa secretária Priscila, por todo essa política voltada para as mulheres que têm ações emergenciais, mas que também tem muitas ações estruturantes, que o objetivo principal logo será atingido e a cada dia a gente percebe os avanços que é a redução da desigualdade e a transformação da vida das pessoas. Isso está muito alinhado com aquilo que o governador Ratinho Júnior espera para o Paraná, por isso nosso compromisso junto com o município de Guarapuava é podermos construir parcerias para que a gente possa melhorar cada vez mais esse elo de integração entre o Estado e o gestor municipal, para que a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial do nosso Estado tenha a oportunidade de cada vez mais assessorar o município, capacitar pessoas e também cofinanciar essas políticas. Eu acredito muito que tudo isso que é feito aqui em Guarapuava é importante para o município. Então, a gente vai levar de referência para que possamos escalar para outros municípios e com certeza melhorar os indicadores relacionados a política para as mulheres a nível nacional”, salientou a secretária de Estado.

 

Estavam presentes no encontro, vereadoras e vereadores, secretárias municipais, a deputada estadual, Cristina Silvestri, além de lideranças femininas de Guarapuava.

 

Para ver mais fotos do encontro basta clicar AQUI.