Notícias

SME de Guarapuava reúne gestores das unidades escolares para apresentar novas medidas de segurança

12/04/2023

Por meio da portaria nº 003/2023, publicada em Boletim Oficial do município, as medidas de segurança terão início imediatamente.  

 

Na manhã desta quarta-feira (12), a prefeitura de Guarapuava por meio da Secretaria de Educação (SME), reuniu representantes e gestores das unidades escolares do município para apresentar novas medidas de segurança que serão adotadas imediatamente. O encontro foi na sede da SME. A iniciativa leva em consideração a necessidade urgente de orientações para que os envolvidos na comunidade escolar atuem com rapidez na tomada de decisão, visando sempre a preservação da integridade física e emocional dos alunos e demais pessoas que façam parte do sistema de ensino do município.

 

“Sabemos que essas medidas tiveram que ser tomadas em caráter de urgência. Elas servem para promover mais segurança, tanto para as crianças quanto para os servidores inseridos na rede municipal de ensino. Por isso, conto com a colaboração de todos e em caso de dúvidas, estaremos totalmente à disposição”, disse o secretário de educação, Pablo Almeida. 

 

Por meio da portaria nº 003/2023, publicada no Boletim Oficial do município, serão adotados novos procedimentos e realizadas ações quanto ao acesso e permanência de pessoas não integrantes do quadro de servidores e funcionários das Unidades de Ensino.

 

Além disso, em caso de invasão ou ocupação do ambiente escolar, a Equipe Gestora, assim que tomar conhecimento das ameaças existentes com potencial dano à vida ou à escola, deverá acionar, imediatamente, a Polícia Militar por meio do Telefone 190, bem como o Botão do Pânico na Central de Alarme da empresa de vigilância e monitoramento (ORSEGUPS) e/ou o botão do pânico no Aplicativo EducaMais.

 

“Importante informar que além de todas essas novas medidas dentro da portaria, as reformas a partir de agora serão todas pensadas visando a segurança escolar, conforme já foi determinado no dia de ontem (11 de abril). Todas as escolas e CMEI’s irão receber as adequações. Neste primeiro momento, 12 unidades já iniciaram as obras. Outra novidade dentro das novas providências, é que em breve a Secretaria contará com a central Call Edu”, onde será possível fazer contato 24h, diretamente com a Polícia Militar, onde a chamada será tratada como prioridade máxima para atendimento. Por fim, será feita a instalação de novas câmeras de monitoramento com inteligência artificial. Esses equipamentos, ultramodernos, captam e identificam a imagem de algum suspeito que passe pela unidade, se este, porventura, estiver no banco de dados da Polícia Civil, imediatamente, os gestores das unidades e as forças de segurança serão informados”, complementou Pablo. 

 

Por fim, a partir de agora, as unidades contarão também com o apoio dos Agentes de Trânsito da Secretaria de Trânsito e Transporte do município (SETRAN). Além disso, todas as escolas e CMEI’s do município também terão um guarda patrimonial permanecendo durante todo o período de aulas nas dependências das unidades. As novas medidas de segurança começam a valar a partir da publicação da medida.

 

“Estamos inteiramente à disposição da Secretaria de Educação neste momento. Nossas equipes e auxiliares já estão cientes de que nosso trabalho será intensificado no que diz respeito à segurança dos alunos e servidores das escolas do município”, sublinhou o secretário da SETRAN, Adalberto Campos. 

 

“Mesmo sabendo que é um momento difícil, pois temos filhos que estudam na rede municipal de ensino, eu quero que saibam que nosso departamento está 24hrs à disposição de vocês. O nosso prefeito Celso Góes já determinou que, neste momento, tenhamos esse olhar mais sensível para esta questão. Contem conosco”, finalizou o diretor do Departamento de Logística e Guarda Patrimonial de Guarapuava, Rudimar da Rocha Rebello (Man0 Rudi). 

 

Para acessar a portaria com todas as novas medidas que serão tomadas CLIQUE AQUI