Notícias

SME de Guarapuava recebe visita técnica da equipe da Secretaria de Educação de Maringá 

02/03/2023

O intuito da visita foi para trocar experiências, bem como apresentar os programas e projetos desenvolvidos nas unidades de ensino dos dois municípios.

 

Desde o início do mandato do prefeito Celso Góes, Guarapuava passou a ser referência para muitos municípios do País, em se tratando de tecnologia e inovação. Desta forma, o setor de educação foi uma das áreas que mais se destacou nos últimos dois anos. 

 

Por este motivo, entre os dias 01 e 02 de fevereiro, a Secretaria de Educação (SME) recebeu a visita da diretora de Inovação, Alessandra Valéria Ferreira e da diretora Administrativa, Karina Marsola, que integram a equipe da Secretaria de Educação (SEDUC) do município de Maringá. Durante os dois dias, as profissionais da Educação conheceram os trabalhos desenvolvidos em Guarapuava, com a intenção de absorver ideias e formatos, para então, aplicarem os conhecimentos em suas unidades de ensino.  

 

“É com muita alegria e satisfação que recebemos a visita da equipe da SEDUC. Sabemos que temos desempenhado um trabalho árduo juntamente com o prefeito Celso, para tornar a educação cada vez mais moderna e tecnológica, com o principal objetivo de promover um ensino com excelência e qualidade para nossos alunos e servidores municipais. E essa troca de experiências nos ajuda a melhorar cada vez mais”, pontuou o secretário de Educação de Guarapuava, Pablo Almeida. 

 

“O objetivo desta visita, foi para adquirirmos mais conhecimento e implantar as ideias e projetos de tecnologia que o município de Guarapuava desenvolve com maestria no setor de educação. Já estamos apaixonadas por tudo o que estamos vendo e presenciando. Com toda certeza, só irá somar em nossa jornada”, destacou Alessandra Valéria. 

 

Durante a visita, a diretora do Departamento de Tecnologia Educacional, Jessica Kiczevi, apresentou todos os programas e projetos desenvolvidos pelo município, com destaque para o Guará Code, Aplicativo EducaMais, aplicativos Matific e Aprimora, com a utilização dos tablets fornecidos aos alunos e professores, entre outros. Pablo, por sua vez, apresentou os demais projetos como o Guará Kids e Cientista Kids, por exemplo.

 

Na questão administrativa, foi demonstrado como é realizado o cadastro da matrícula do aluno e como manter a administração de cada escola e dos estudantes matriculados por meio do EducaMais. Já na parte pedagógica, hoje detalhamento sobre como o professor vai usar a plataforma para fazer o planejamento de suas aulas.

 

Durante a visita à Escola Municipal Irene Guimarães Pupo e ao CMEI Otacília Rodrigues, a equipe pôde acompanhar de perto como funciona a utilização dos programas tecnológicos, bem como a estrutura física moderna que, assim como as demais unidades de ensino do município, recebeu recentemente melhorias e reformas, além de instalação de playgrounds novos e mais seguros.

 

“O intuito primordial é levar todas as ideias daqui e implantarmos em nosso município, fazendo uso da tecnologia com excelência e aproveitamento assim como Guarapuava realiza”, finalizou Karina Marsola.