Notícias

Smart Day: Campo Real realiza segunda edição da sua feira de profissões

16/08/2023

Mostra serve para auxiliar estudantes em suas escolhas para o futuro

 

Nesta terça e quarta-feira, foi realizada a segunda edição do “Smart Day”, do Centro Universitário Campo Real — uma mostra de profissões destinada a auxiliar estudantes do ensino médio em suas escolhas para o futuro. O evento gratuito contou com a participação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação, Políticas Públicas para Mulheres e de Turismo e Eventos. 

 

Com o tema “Prepare-se para fazer escolhas!”, o Smart Day levou aos participantes uma experiência dinâmica e inspiradora, repleta de atividades, inovação e tecnologia. 

 

“Estamos comprometidos com a missão de capacitar nossos jovens para se tornarem informados, inovadores, e, sobretudo, ativos na nossa sociedade. Por meio da educação, da inspiração e do envolvimento, queremos ver nossa juventude abraçando a responsabilidade de construir uma cidade da qual todos possam se orgulhar. É um momento decisivo para todos esses jovens, que serão o futuro da nossa Guarapuava. Esperamos que o Smart Day tenha sido encorajador e que tenha feito a diferença na vida dessas pessoas”, declarou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes. 

 

Para Moana Rodrigues França, professora do curso de Medicina Veterinária no Centro Universitário Campo Real e uma das organizadoras do evento, a mostra é uma oportunidade única.

 

“É um evento incrível, onde nós apresentamos todos os cursos oferecidos pela Campo Real, mas também trazemos parceiros, mostrando várias outras oportunidades para alunos do ensino médio. Apesar do nosso foco principal ser os alunos do ensino médio, o evento é aberto à comunidade, às famílias, a qualquer um que queira vir e conhecer a Campo Real e todos os nossos parceiros”, afirmou Moana. 

 

O Smart Day não se limita a apresentar as profissões, mas também procura incentivar os estudantes a buscarem o conhecimento e a construírem seus projetos de vida, visando contribuir para o desenvolvimento da região. Por isso, o evento ofereceu uma série de atividades para os participantes, incluindo:

 

– Espaços Smart (mostra dos cursos): Oportunidade para os visitantes conhecerem os cursos oferecidos pela instituição e entenderem mais sobre as possibilidades educacionais.

– Arena Talk: Palestras com mentores, palestrantes e profissionais experientes, proporcionando insights valiosos sobre diversas áreas profissionais.

– Apresentações Culturais: Momentos de entretenimento e cultura, enriquecendo a experiência dos participantes.

– Food Trucks e Barraquinhas de Lanches: Opções variadas de comida para garantir energia ao longo do evento.

– Stands de Empresas: Oportunidade para conhecer empresas locais e entender suas atuações no mercado.

 

Ângela Milene, da quarta turma de Medicina da Campo Real, participou do encontro como monitora. “O Smart Day serve para quem não tem contato com o mundo universitário conhecer um pouco mais sobre os cursos, sobre a Campo Real, sobre o funcionamento. Mas nós, estudantes que estamos trabalhando aqui, também aprendemos com tudo isso”, ressaltou.

 

O que querem os futuros profissionais e como o Smart Day os auxiliou?

 

Kauan de Almeida, de 16 anos, é aluno do Colégio Estadual do Campo, do distrito da Palmeirinha e faz curso técnico de Agronegócio. No Smart Day, ele vislumbrou um futuro em cursos que até então não havia pensado muito. “É muito importante estar aqui. Consegui pensar em uma profissão boa para mim. Fiquei muito interessado em Biomedicina, ou até mesmo a Medicina. É muito bom ver outras áreas, outras profissões…”, disse Kauan

 

Ediane, colega de Kauan no mesmo colégio, é mais uma que se interessou pela biomedicina. “O evento está muito interessante. Para quem ainda não decidiu a sua profissão, é muito bom vir aqui porque você consegue se interessar por várias profissões e talvez descobrir sua carreira, porque é uma coisa que você vai levar para a vida”, assinalou.

 

A turvense Camili Pereira Ribas, de 15 anos, ainda não tem uma escolha definida. Ao participar da atividade do Corpo de Bombeiros, ela gostou bastante dessa opção menos tradicional entre os jovens. “Eu ainda não pensei muito no que eu realmente quero. Mas eu acho bem bacana essa profissão, no Corpo de Bombeiros também. E da medicina veterinária, eu acho bem interessante. A aluna do Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques, de Turvo, diz que “se fosse para escolher hoje, escolheria a mais radical”.

 

Clique AQUI para ver todas as fotos do evento.