Site Compre do Produtor, criado pela Prefeitura, terá modelo adotado por município de Rondônia

10/08/2020

As ações de Guarapuava durante a pandemia da Covid-19 têm sido referência de gestão e enfrentamento em diversas cidades. Esse é o caso do site Compre do Produtor, uma plataforma que atravessou fronteiras e está sendo adotada também pela Central de Agricultura Familiar de Ariquemes, em Rondônia.

“Nossa cidade vive agricultura, por isso, precisamos fomentar as vendas e fortalecer as relações com esse meio, principalmente neste momento de pandemia, onde as famílias precisam se cuidar mais. O site Compre do Produtor é uma ferramenta do futuro, que além de proporcionar escoamento aos produtores e comodidade aos consumidores, permite que os recursos permaneçam no município”, explicou o vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador, responsável por articular a implementação da ferramenta em sua cidade.

O conhecimento sobre a plataforma veio por meio de amigos e familiares que moram em Guarapuava. Após contatar a equipe da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, o vice-prefeito Lucas acionou a Central de Agricultura de seu município para tratar da implantação. Segundo ele, o meio digital de vendas funcionará da mesma forma que é executado em Guarapuava, com o acréscimo da venda dos produtos de artesanato produzidos na região. “Desde o primeiro contato até agora, a Prefeitura de Guarapuava tem sido muito solicita conosco, nos auxiliando para que consigamos implantar essa ferramenta na realidade da gestão do nosso município”, pontuou.

Desde seu lançamento, o site já te mais de três mil pedidos efetivados (Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

A ferramenta digital guarapuavana foi criada como uma solução para o escoamento dos produtos da agricultura familiar em meio a suspensão das feiras semanais durante a pandemia e, agora, cresce como forma inovadora para fortalecer a economia dos pequenos produtores. Com pouco mais de três meses em atividade em Guarapuava, a plataforma contabiliza, aproximadamente, três mil pedidos efetivados.

“Em tempos de dificuldade, o serviço público precisa ter resposta rápida para as demandas da população. Com o site, inovamos na forma de comercializar a produção agrícola dos pequenos produtores familiares assistidos pela Secretaria de Agricultura durante o início da pandemia e é motivo de orgulho e felicidade saber que nosso projeto ajudará agricultores familiares de outra cidade”, celebrou o coordenador do site Compre do Produtor, Carlos Eduardo Bortolin.

LIVE DE LANÇAMENTO

Para celebrar o lançamento da plataforma em Rondônia, nesta quinta-feira (13), às 18h, o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, participará de uma live com o vice-prefeito de Ariquemes, Lucas Follador. Juntos, eles debaterão sobre alternativas econômicas inovadoras e eficientes que têm despontado em meio à pandemia. A transmissão será mediada pelo coordenador do site, Carlos Eduardo Bortolin, e pelo desenvolvedor da plataforma, Robson Kruger.