Notícias

Simulação de acidente sensibiliza motoristas sobre imprudência no trânsito, no centro de Guarapuava

25/09/2019

Vidros estilhaçados, graves ferimentos e uma vida em risco. Este cenário fez parte da simulação de acidente feita pelos alunos do Colégio Adventista, nesta quarta-feira (25), no centro de Guarapuava. A blitz educativa conscientizou cerca de 500 motoristas que passaram em frente à instituição nesta manhã. “Já conversei com três motoristas que estavam mexendo no celular e aproveitei para conscientizá-los. Esta é uma boa forma de abrir os olhos das pessoas, pois somos jovens orientando adultos do que não se pode fazer no trânsito”, declarou o aluno do 2º ano do ensino médio, Gabriel Stefaniw de Lima.

Na ação, os agentes de trânsito da Setran (Secretária de Trânsito e Transportes), uniram-se aos mais de 60 alunos do ensino médio para a atividade de panfletagem. De maneira simples, eles alertaram sobre a segurança no trânsito. Além disso, a ação também conscientizou aqueles que serão os futuros motoristas. “Não vai demorar muito para que estes jovens tenham habilitação para dirigir. Podemos ensinar agora a prudência no trânsito. Mas enquanto isso, eles também podem contribuir conscientizando a mãe, o pai, quando eles estiverem dirigindo”, destacou o gerente de trânsito da Setran, Adalberto Campos.

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito em Guarapuava, a atividade educativa inclui a encenação do atropelamento de um adolescente, por um condutor distraído com o celular. Ao lado da vítima, estava um personagem representando a morte. Nas mãos do adolescente ferido estava o cartaz de atenção sobre o uso do celular no trânsito. “Escolhemos esta abordagem para sensibilizar os motoristas sobre uma prática cotidiana que é muito perigosa, sendo a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil”, explicou o diretor do Colégio Adventista, Cristiano Rank. O motorista Thiago Winker de Siqueira ficou comovido ao passar pelo trecho de simulação. “Nunca tinha participado de uma ação assim, esta foi uma abordagem interessante. É válido sempre nos lembrarmos de atitudes simples”, afirmou.

A programação da Semana Nacional de Trânsito em Guarapuava termina oficialmente às 15h, com a última blitz educativa da campanha, na Avenida Moacyr Júlio Silvestre. A campanha foi realizada com o apoio do Colégio Lobo, Rota X, Dpaschoal, Sest, Senat, Faculdade Guarapuava, Via Rápida, Sanepar, Colégio Êxito, Samu, Auto Escola Barão, Unicentro, RPC, Correio do Cidadão, Climec – Climatização Automotiva, Faculdade Guairacá, Seguro Auto Center, Polícia Científica e Sintrar. A ação desta manhã é resultado de uma parceria entre o Colégio Adventista e Prefeitura de Guarapuava, através da Setran.

Publicado em: 25/09/2019