Notícias

Simulação de acidente marca o fechamento das atividades da Semana do Trânsito 

25/09/2021

Para finalizar a Semana Nacional do Trânsito, uma ação de conscientização ocorreu na manhã deste sábado (25), no calçadão da XV de Novembro, em frente a praça 9 de Dezembro, no centro da cidade.

 

Agentes da Secretaria de Trânsito (Setran), com ajuda de atores e atrizes do Departamento de Cultura, realizaram a entrega de panfletos informativos e participaram de uma simulação de acidente com vítimas. “ Já tivemos várias ações e fechamos com chave de ouro um evento muito importante: o simulado de acidente de trânsito com vitima fatal, para que, com isso, possam despertar um pouco mais de sensibilidade nos nossos motoristas e para que eles tenham mais cuidado” enfatizou o secretário de Trânsito e Transportes, Adalberto Campos. 

 

A ação surpreendeu quem passava pelo local. Valnei Nascimento foi uma das pessoas que acreditaram na encenação, e viu a importância da atividade para reforçar a atenção do ato de dirigir. “Nós damos valor a alguma coisa quando infelizmente perdemos. E o choque visual acaba conscientizando muitas pessoas, o pessoal acaba imaginando se fosse ela ou se fosse algum parente dela, algum amigo naquela situação”, pontuou. 

 

A simulação encenou um acidente em que os ocupantes do veículo (um homem, uma mulher e uma criança) estavam sem cinto de segurança, ao vir colidir com um motociclista (boneco) todos do veículo se feriram e o motociclista veio a óbito. “Foi uma simulação, mas poderia ter sido real, então essa ação visa justamente trabalhar o lado psicológico, o lado emocional das pessoas, para que as pessoas se conscientizem cada vez mais e respeitem as pessoas no trânsito”, destacou o chefe do Detran Guarapuava, Sérgio Kissula.

 

A ação teve o apoio da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros, Instituto de Criminalística, Instituto Médico legal (IML) e Detran. Os integrantes da blitz também distribuíram panfletos informativos e conversaram com os motoristas e pedestres que passavam.