Notícias

Show musical marca encerramento da Praça Encantada do Papai Noel de 2022

23/12/2022

Com o tema “Férias do Papai Noel”, este ano, o espetáculo de Natal foi inesquecível para centenas de guarapuavanos, sobretudo, crianças, que passaram pela Praça Encantada.

 

A festa nem bem terminou e já começa a deixar saudades, em Guarapuava. Na noite desta sexta-feira (23), houve o Espetáculo de Encerramento da Praça Encantada, que em 2022, trouxe como tema: “As Férias do Papai Noel”.

 

Um show com o padre Paulo Carlos de Souza, encantou os presentes que sentiram, em cada música, o verdadeiro espírito de celebrar o nascimento de Jesus Cristo.

 

Muitos foram os momentos de alegria e magia durante os 14 dias em que a Praça Encantada ficou aberta à visitação do público.

 

O prefeito de Guarapuava, Celso Góes, sublinhou sobre sua alegria em ver no rosto das pessoas a felicidade pelo retorno das festividades de fim de ano. Celso lembra  que por causa da pandemia de Coronavírus, as comemorações ficaram suspensas por dois anos e isto deixou muita gente triste. Para ele, o momento, hoje, é de muita alegria e de comemoração. “Eu me sinto extremamente feliz enquanto prefeito mas também, enquanto cidadão que hoje vê a alegria de todas as pessoas em poder comemorar o fim do ano, com as festividades de Natal e Ano Novo. A pandemia machucou muitas pessoas e ainda vivemos um período que inspira muitos cuidados, mas agora, felizmente, podemos celebrar juntos outra vez. Esta festa foi organizada com muito amor por parte de nossa administração, com a participação das nossas Secretarias de Cultura e de Turismo e Eventos. Então, neste momento, eu só posso desejar a todos os guarapuavanos, um feliz e abençoado Natal e um Ano Novo de muitas realizações, conquistas e surpresas agradáveis”, expressou o prefeito emocionado.

 

Espetáculos de dança, teatro, música, além de muita descontração, fizeram parte das festividades que antecedem o Natal de 2022. Para a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, este momento é muito significativo para todos, pois transmite  sensação de paz, de liberdade, de perseverança e empatia. 

 

“Por dois anos, precisamos manter o distanciamento social e nos cuidar muito para evitar a transmissão da COVID-19. Mas agora, com a vacinação, muitas atividades puderam ser retomadas, embora saibamos que a pandemia não acabou. Neste primeiro ano da Secretaria de Cultura, eu me sinto muito feliz por poder contribuir para a realização de mais esta edição da Praça Encantada. Agradeço imensamente ao prefeito Celso  (Góes) pelo apoio incondicional, por estar sempre disposto a fazer mais e dar o seu melhor em favor da nossa cidade. Que este Natal seja de recomeço e de muita paz”, pontuou Rita.

 

Quem também se disse emocionada e muito feliz com a conclusão dos trabalhos de preparação para o Natal deste ano, foi a secretária de Turismo e Eventos, Katriane Mila. Ela ressalta que a Praça Encantada foi responsável por uma verdadeira onda de alegria, principalmente para as crianças. Katriane disse que  este é um momento importante para que cada um expresse seu agradecimento e reflita acerca do futuro. 

 

“Eu me sinto muito feliz e realizada com o resultado dos ‘feedbacks’ que recebemos de quem passou pela Praça e prestigiou todos os eventos natalinos que conseguimos promover. Em nome de todas as pessoas envolvidas, agradeço por tanto esforço e dedicação. É maravilhoso ver o sorriso no rosto de cada criança, o encantamento com esta época mágica”, afirmou Katriane.

 

Maria Gabriele Oliveira, de 12 anos, conta que o espetáculo foi marcante. E o tema deste ano foi surpreendente. “Eu estou encantada com as atrações deste Natal. Sem dúvidas, este tema foi o mais criativo de todos os tempos. Eu amei”, expressou a adolescente.

 

Feira Mensal da XV de Novembro

 

Paralela às apresentações da Praça Encantada, a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres promoveu sua feira mensal na Rua XV de Novembro. Desde sua criação, a Feira tem como objetivo principal, oportunizar às empreendedoras da cidade a divulgar e comercializar os seus produtos, que são feitos de maneira artesanal.

 

Para a artesã Eloísa Harmuch, esta edição da Feira, foi uma ótima oportunidade e um grande sucesso de vendas. “Esta edição da feira, foi uma das melhores. Graças a Deus e ao público que passou todos os dias por aqui, para prestigiar as atrações da Praça Encantada, nossas vendas foram um sucesso”, finalizou.

 

Fantástico Ônibus do Natal

 

Mesmo integrando a programação das festividades de fim de ano, em Guarapuava, o Fantástico Ônibus do Natal foi um espetáculo à parte. O veículo itinerante, que percorreu os lugares mais distantes do município, levava em seu interior uma verdadeira fábrica de brinquedos, fantasias e a mais pura expressão da magia natalina. Com personagens encantados e a presença do Papai Noel, por onde passou, o ônibus fez a alegria de crianças e adultos.

 

A iniciativa, que faz parte do projeto “Natal para Todos”, surgiu a partir da preocupação do prefeito Celso Góes e da secretária de Cultura, Rita Felchak, em democratizar e descentralizar as festividades de Natal para que mais pessoas e comunidades tivessem acesso. Ao todo, dez localidades entre bairros e distritos receberam a visita do ônibus com seus personagens.

 

Na noite de quinta-feira (22), seguindo o circuito de 2022, foi a vez do bairro Jardim das Américas receber o espetáculo sobre rodas. O encontro foi no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), e reuniu milhares de pessoas daquela comunidade. Na ocasião, mais de mil brinquedos foram distribuídos. A arrecadação dos presentes que foram entregues às crianças, se deu pela parceria entre a prefeitura de Guarapuava, por intermédio da Secretaria de Cultura, o SESC e os amigos do CEU. A emoção tomou conta dos participantes que puderam sentir o verdadeiro espírito natalino em um ano com muitas dificuldades, mas também, de grandes superações e conquistas.

 

O encerramento das atividades do Fantástico Ônibus do Natal, foi nesta sexta-feira (23), na Vila Concórdia.