Notícias

Sexta-feira (25) foi dia de “esquecer” um livro em Guarapuava

25/08/2017

Todo dia 25 é dia de “esquecer” um livro em algum local público da Guarapuava: vale praça, terminal, hospital e até UBS (Unidades básicas de Saúde). Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Guarapuava, por meio do Projeto Vem Ler, da Secretaria de Educação e Cultura. O objetivo é despertar o interesse pela leitura na população que encontrar os livros [propositalmente] deixados pela cidade. “Ler representa uma oportunidade de enriquecimento cultural, conhecer povos, costumes. Com a leitura podemos ir para vários lugares sem sair do lugar”, ressalta a diretora do Departamento de Cultura, Rosevera Bernardim.

A campanha disponibiliza ainda marca-páginas personalizados, que indicam que os livros fazem parte do projeto e serão repassados para outras pessoas. “Ficamos muito felizes ao ver cinco livros esquecidos no Terminal da Fonte, significa que as pessoas estão começando entender a campanha e participar”, comenta a diretora.

“É uma iniciativa incrível, tanto para quem encontra, pois fica com o pensamento de que esse é o seu dia de sorte, como pra quem deixa, pois está renovando sua biblioteca e levando livros para outras pessoas. Eu já deixei em praça, em ponto de ônibus e em restaurante”, comenta Patrícia Siqueira, que participa da campanha “Esqueça um Livro” desde o início.

O “Esqueça um Livro” tem origem no movimento cultural dos Estados Unidos, BookCrossing, onde mensalmente as pessoas são convidadas a ler e esquecer livros pela cidade, para que outros possam conhecer o universo literário e viajar pelos encantos da leitura. A campanha também é uma grande oportunidade de proporcionar o acesso a obras incríveis para as pessoas que não tem condições financeiras de comprar livros.

PONTOS PARA RETIRAR OS MARCA-PÁGINAS EM GUARAPUAVA

Prefeitura, Casa da Cultura, Museu Visconde de Guarapuava, Centro de Artes, Terminal da Fonte, Restaurantes, Postos de Combustíveis e Livrarias.

Publicado em 25/08/2017.