Notícias

Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao Suicídio e ações da Campanha em Guarapuava 

06/09/2022

O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), são os responsáveis pela Campanha. Em 2022, com o lema “A vida é a melhor escolha!”, o período tem como objetivo principal, aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio em todo o mundo. Para isso, diversas ações já estão sendo desenvolvidas com este intuito. 

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária, câncer de mama ou guerras e homicídios. 

 

Em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados. Com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

 

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de morte depois de acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades. 

 

A CAMPANHA EM GUARAPUAVA

 

Segundo a psicóloga e coordenadora da Divisão de Atenção Especializada, Bianca Delfrate Bozzi, em Guarapuava, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá ações intensificadas durante todo o mês. “Em parceria com diversas instituições, a campanha contará com várias atividades programadas, como entrevistas, encontros, orientações e mobilizações. Também acontecerão discussões e será fornecido informações e orientações sobre quais serviços oferecem ajuda por meio dos veículos de comunicação e redes sociais”, destacou a psicóloga.  

 

Além destas ações intensificadas, em Guarapuava, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), atende durante o ano todo, todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. O local possui uma equipe médica, de enfermagem e multiprofissional, para receber casos de depressão, sofrimento psicológico grave, ideações, tentativas de suicídio, transtornos psiquiátricos, mudanças bruscas de comportamento e humor e uso nocivo e/ou dependência de álcool e outras drogas. 

 

Além disso, quem precisar, pode entrar em contato pelo telefone 188 Centro de Valorização da Vida (CVV) ou ser acionado os serviços do SAMU pelo número 192 em casos de surtos psicóticos ou agressividade, quando a pessoa estiver prestes a pôr a própria vida ou de terceiros em risco. 

 

PROGRAMAÇÃO INTENSIFICADA DA CAMPANHA PARA O MÊS DE SETEMBRO

 

– Dia 09 de setembro – Ação Educativa Escola Total Iná Ribas Carli, no Bairro Xarquinho II;

 

– Dia 14 de setembro – Blitz educativa em parceria com o grupo “Informação Salva Vidas” – entrega de panfletos sobre o tema nas ruas Manoel Ribas, Guaíra e Moacir Júlio Silvestri.  A ação será das 9 às 11h e das 14 às 16 horas e contará com o apoio da Polícia Militar.

– Dia 24 de Setembro – “Dia D” UBS Concórdia.